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☺NOVO AVIÃO DO FUTURO CONCORDE C/BIOCOMBUSTIVEL☼


A fabricante de aeronaves europeia EADS está desenvolvendo um concorde equipado com um potente motor abastecido a biocombustível. É o Zehst (da sigla em inglês para Transporte Hipersônico de emissão zero), que, de acordo com estudos, pode transportar pessoas de Paris para o Japão em menos de 3 horas.

O projeto ainda está no começo, mas, segundo a EADS, a expectativa é que a aeronave entre em fase de testes em 2020, e em serviço 30 anos depois disso. Ou seja, em análises otimistas, é possível que entre em circulação em 2050.

O Zehst possui sete motores. Dois deles funcionam como em naves convencionais, dois outros são motores a jato e três queimam hidrogênio líquido e oxigênio como naves normais fazem. Ele também usa tecnologias bastante conhecidas, assim como materiais e design atuais.

Quatro dos motores queimam biocombustível, enquanto os outros usam oxigênio e hidrogênio, que deixa um rastro que consiste apenas em vapor superaquecido. Assim, a emissão de poluentes é quase nula.

A ideia é que dois motores impulsionem a aeronave a baixas velocidades durante pouso e decolagem. Quando estiver acelerando no ar, três deles farão com que vá mais alto e rápido em uma fase de impulso. Quando o avião estiver se movendo rápido o suficiente pra ligar os motores a jato, dois deles vão tomar o controle da produção de força. Quando atingir o pico de altitude e velocidade, ele começa a deslizar, para depois diminuir a velocidade e mergulhar para o pouso.

Como o Zehst precisa carregar sete motores em diferentes configurações, assim como o combustível necessário para funcionar, ele tem espaço reduzido para passageiros. Mas as 50 a 100 pessoas que viajarão na aeronave poderão atingir 20 milhas de altitude.

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