☻Aviação testa combustíveis mais verdes


Aviação testa combustíveis mais verdes
A pesquisa utiliza cana-de-açúcar como matéria-prima para a produção do bioquerosene, um "etanol para aviões"
A busca por combustíveis mais sustentáveis chegou à aviação. A necessidade de reduzir os gases-estufa do setor aéreo, que corresponde a 2% das emissões globais, está levando empresas de aviação, fabricantes de aviões e centros de pesquisas a uma corrida tecnológica para desenvolver biocombustíveis que possam substituir, ao menos em parte, o querosene derivado do petróleo. O Brasil já concentra várias frentes de pesquisa, e a expectativa é de que em cinco anos os primeiros biocombustíveis para aviação estejam prontos para serem produzidos. Em uma década, será uma alternativa viável para o abastecimento de aviões.

"Vários estudos são realizados paralelamente em todo o mundo, com diversas rotas tecnológicas. O biocombustível para aviação será uma realidade em dez anos", diz Guilherme Freire, diretor de estratégias e tecnologias para meio ambiente da Embraer. A fabricante de aviões faz parte de uma aliança para testar os biocombustíveis em seus aviões, com a companhia aérea Azul, a fabricante de equipamentos GE e a Amyris, empresa de biotecnologia. O teste inicial deve ocorrer no primeiro semestre de 2012. "O objetivo é acelerar a introdução de um combustível renovável, capaz de reduzir significativamente as emissões de gases estufa e uma alternativa sustentável de longo prazo", explica Freire, também presidente da Aliança Brasileira para Biocombustíveis de Aviação (Abraba).

A pesquisa utiliza cana-de-açúcar como matéria-prima para a produção do bioquerosene, um "etanol para aviões". Segundo Freire, esses estudos se justificam porque a aviação é um setor em expansão em todo o mundo e as emissões de gases estufa tendem a crescer, ao mesmo tempo em que governos começam a taxar empresas pelas emissões. Em razão disso, o setor de aviação estabeleceu a meta de reduzir em 50% as emissões da indústria até 2050, em relação ao ano de 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM DESTAQUE

O CONCORDE BRASILEIRO.

  Da era de ouro dos automóveis fora-de-série brasileiros, na década de 1970, restaram algumas obras-primas quase desconhecidas até mesmo en...

POSTAGENS MAIS ACESSADAS