ARQUIVO DO BLOG

►Empresas digitais apresentam negócios para mentores e investidores


Empresas digitais apresentam negócios para mentores e investidores
Quem são seus concorrentes? Uma mudança no mercado pode diminuir sua rentabilidade? De que maneira você vai dar escala ao seu negócio? Perguntas como essas podem incomodar. Mas também podem tirar o empreendedor da zona de conforto e ajudá-lo a construir uma empresa melhor. Esses questionamentos – e muitos outros – foram propostos hoje (27/7) às dez empresas participantes do I Painel de Internet Endeavor, que aconteceu em São Paulo.

CashMonitor, Escolher Seguro, B2Learn, Crowdtest, We Do Logos, Truetech, Neoassist, ebaH!, Vitesoft e Camiseteria foram as selecionadas para apresentar seus negócios para investidores e empreendedores experientes da área. Os escolhidos são vencedores de um apertado processo seletivo que começou com 106 inscritos. As empresas deveriam ter faturamento anual entre R$ 200 mil e R$ 5 milhões e alto potencial de crescimento.

Cada negócio teve dez minutos para fazer seu pitch e apresentar seus desafios. Depois, os empreendedores responderam a perguntas e receberam feedback dos mentores presentes na plateia. Entre esses painelistas estavam investidores, como Eduardo Pontes e Ted Rogers, da ArpexCapital, Francisco Jardim, do Criatec, e os anjos Cassio Spina e Aníbal Messa; e outros empreendedores, como Daniel Heise, do Grupo Direct, Ricardo Nantes, do Portal Educação, Paulo Veras, do Guidu, e Daniel Wjuniski, do Portal Minha Vida.

O propósito do painel foi gerar aprendizado e relacionamento entre os empresários da internet. Ampliar o foco nesse setor é uma diretriz da Endeavor Global para suas unidades regionais. Em uma pesquisa realizada pela instituição com sua rede de empresas, as de internet estavam entre as que mais cresceram. "Alguns dos empresários que se apresentaram hoje serão convidados, em breve, a participar do processo seletivo para a rede de empreendedores da Endeavor", diz Luiz Guilherme Manzano, da área de busca e seleção da organização.

Durante o painel da ebaH!, rede social voltada para o mundo acadêmico, os fundadores Renato Freitas e Arial Lambrecht foram questionados sobre sua receita, que é totalmente dependente de publicidade. Os painelistas levantaram a possibilidade de a empresa fazer parcerias com faculdades particulares e cobrar pelo uso da plataforma. "Nós preparamos uma apresentação focada no modelo de negócios para incentivar o feedback sobre o tema", afirma Freitas. Uma sugestão dos mentores que deverá ser acatada em breve pelos empreendedores é a contratação de um sócio-diretor para a área comercial, que possa ampliar a receita publicitária.

Pieter Lekkerkerk, sócio-fundador da corretora on-line Escolher Seguros, considera que o evento foi uma oportunidade de testar seu modelo de negócios, colocando-o sob a avaliação de investidores e empreendedores de peso. "É sempre bom descobrir que você está no caminho. Consegui validar os pontos importantes do meu modelo, como o diferencial no atendimento." O empresário foi aconselhado a simplificar o uso da sua ferramenta on-line, sem obrigar os usuários a abrir mais de uma página.

Para Eduardo Pontes, sócio da Arpex Capital, a organização de um evento como esse mostra como os negócios digitais estão ganhando importância no mercado. "O painel abre oportunidades para empresas menores, mas de alto crescimento, que vão se beneficiar muito de um apoio especializado para desenvolver seus modelos." A partir do evento de hoje, as empresas poderão aprofundar seus contatos com investidores e outros players do mercado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM DESTAQUE

SPEEDFLAG: 5 PEÇAS PARA COLOCAR NA SUA SALA..

  Os nossos espaços mais pessoais – sejam eles a sala de estar, o quarto, a cozinha, o escritório – carecem sempre do toque que cada um de n...

POSTAGENS MAIS ACESSADAS