Trio que 'revolucionou conhecimento do sistema imunológico' ganha Nobel de Medicina► Três cientistas que desvendaram mecanismos importantes do sistema imunológico foram premiados nesta segunda-feira com o Nobel de Medicina, informou o comitê organizador da premiação.
O americano Bruce Beutler e seu colega Jules Hoffmann, de Luxemburgo, dividiram entre si uma metade do prêmio por suas descobertas relativas à ativação do sistema imune inato.
Já o canadense Ralph Steinman recebeu a outra metade por sua descoberta das células dendríticas e seu papel na imunidade adaptativa.
"Os laureados do Nobel deste ano revolucionaram nossa compreensão do sistema imunológico ao descobrir princípios cruciais para a sua ativação", afirmou em um comunicado o comitê do Instituto Karolinska, baseado na Suécia, que aponta o Nobel de Medicina ou de Fisiologia.
"Seus trabalhos abriram novas avenidas para o desenvolvimento da prevenção e terapia contra infecções, câncer e doenças inflamatórias."
O prêmio é de 10 milhões de coroas suecas (cerca de US$ 1,5 milhão ou R$ 2,7 milhões). O de medicina é tradicionalmente o primeiro a ser concedido. Nos próximos dias, o comitê anunciará os laureados em química, física, literatura, economia e paz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário