Torre do Big Ben está inclinada quase meio metro para noroeste.


 Torre do Big Ben está inclinada quase meio metro para noroeste, diz pesquisa

Velocidade de inclinação do Big Ben tem acelerado desde 2003, segundo relatório (Foto: AE)
Assim como a Itália, a Inglaterra poderá ter no futuro uma torre visivelmente pendente como cartão postal. Um relatório publicado pelo Parlamento britânico revelou que a velocidade de inclinação do Big Ben tem acelerado desde 2003, aumentando de 0,65 para 0,9 milímetros por ano. O desvio atual foi calculado em aproximadamente meio metro para o noroeste.
A torre de 96 metros de altura está afundando de forma desigual no chão, o que a faz inclinar. Entre as causas, estariam mudanças nas condições do solo, fatores ambientais (como temperatura e mudanças sazonais nos níveis de umidade) e obras subterrâneas, o que inclui a construção de um estacionamento no início dos anos 70 e a extensão de uma das linhas do metrô de Londres.
- A inclinação agora é praticamente visível. Você pode vê-la se ficar na Praça do Parlamento e olhar para o leste, em direção ao rio. Ouvi que há turistas tirando fotografias e dizendo "não acho que a torre seja muito vertical". E eles estão corretos! - disse o professor e pesquisador sênior do Imperial College de Londres, John Burland, ao jornal Sunday Telegraph.
A inclinação resultou na formação de rachaduras nas paredes e no teto de partes do Palácio de Westminster, onde fica o Parlamento britânico. No entanto, não há motivo para alarme. Especialistas garantem que levaria milhares de anos para o Big Ben chegar ao nível de inclinação da Torre de Pisa.
- Estamos falando de movimentos incrivelmente pequenos. Ao ritmo atual, seriam necessários 10 mil anos para o Big Ben ficar como a Torre de Pisa - acrescentou John Burland. - Se a velocidade da inclinação fosse maior, teríamos de fazer algo, mas acho que nós não precisaremos fazer intervenções por alguns bons anos ainda.
Os pesquisadores afirmaram que a inclinação do Big Ben é um fenômeno natural. Segundo Burland, a maior parte dos movimentos da torre ocorreram nos primeiros anos após sua construção, provavelmente devido ao solo não uniforme. O cartão postal em estilo neogótico foi inaugurado em 1858.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM DESTAQUE

PRODUÇÃO DO MORGAN "EV3" ARRANCA NO TERCEIRO TRIMESTRE.

  A Morgan anunciou uma parceria técnica com a Frazer-Nash Energy Systems, com vista à produção do seu EV3.   A visão da Morgan para o mundo...

POSTAGENS MAIS ACESSADAS