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Evoque se esquiva da imagem de off-road

Apesar da origem off-road, Evoque quer a metrópole

26/12/2011 - Texto e fotos: Anelisa Lopes / Fonte: : iCarros
 Estereótipo é um preconceito do qual a Land Rover quer se livrar com a chegada do Evoque. O modelo, que faz parte da linha do Range Rover, foi o principal lançamento da marca nos últimos anos e, com ele, vai se posicionar de forma diferente no mercado de carros premiuns, além de inspirar o desenvolvimento dos futuros lançamentos do fabricante. A oferta do SUV parte de convidativos R$ 164.900 e chega a R$ 236.900. São duas opções de carroceria (quatro portas e cupê) e oito versões de acabamento, todas equipadas com motor de 2,0 litros e transmissão automática de seis velocidades.

Não bastasse o sobressalto que a aparência externa do utilitário causa, há muito o que explorar na cabine. O Evoque é a fiel reprodução do conceito do qual deriva, o LRX, mostrado no início de 2008. Dele, herdou os elementos mais marcantes, como os farois bem esticados como olhos de gato, as enormes rodas, o teto baixo e as janelas estreitas. Por dentro, a combinação de tecnologia com um refinado acabamento finalizam um conjunto que não possui concorrentes diretos no mercado.

A considerar a faixa de preço, o Evoque divide a procura com BMW X1 e X3, Audi Q5 e Volvo XC60.

Mudança de identidade

Esqueça aquela imagem de jipão quadrado e cheio de terra que vem à cabeça quando se pronuncia o nome Land Rover. Com o Evoque, a marca britânica, adquirida pela indiana Tata Motors há quase quatro anos, pretende abocanhar um novo perfil de cliente, muitos deles vindos do segmento de hatches e sedãs premiuns, e que nunca tiveram um Land Rover nas mãos. O Evoque não abandonou a vocação off-road do fabricante, pois mantém todos os aparatos que o fazem ser capaz de atravessar terrenos fora-de-estrada, mas este tipo de é um dos últimos planos do motorista do utilitário.

Somada à estética criada para rodar pelos grandes centros urbanos, o Evoque carrega comodidade de carro de passeio. A começar pelo revestimento com couro tipo Oxford, acabamento que vai até o painel do veículo. Há ajuste elétrico com memória dos bancos, bluetooth e uma tela touch screen central com sistema de navegação e comandos de entretenimento, que podem chegar, opcionalmente, aos passageiros de trás. Todo o ambiente é pontuado por couro e alumínio escovado.

E se a diversão está lá atrás, duas pessoas poderão aproveitá-la com conforto. Não que o terceiro passageiro não caiba, mas com certeza, vai ficar um pouco espremido e atrapalhar a visibilidade do condutor, em função da pequena janela traseira. Os 4,36 m de comprimento por 2,12 metros de largura (com os retrovisores, que podem ser rebatidos) tornam o Evoque receptivo em garagens menores. A capacidade do porta-malas varia de 575 l a 1.445 litros.

A versão avaliada pelo iCarros, intermediária na linha e chamada de Prestige Tech Pack (com pacote completo de opcionais) sai por R$ 231.900. Vem da fábrica inglesa de Liverpool com a tecnologia Terrain Response, direção com assistência elétrica, controle de tração, de estabilidade e de frenagem na descida, freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem, airbag duplo, de joelhos e cortinas para primeira e segunda fileira de bancos, piloto automático, sensores de estacionamento com câmeras ao redor do carro, acionamento elétrico dos vidros, travas e retrovisores (com aquecimento, recolhimento e inclinação na marcha a ré), farois adaptativos de xenônio, sensor de chuva, sistema de entretenimento com tela nos encostos de cabeça para passageiros traseiros, conjunto de áudio Meridian, GPS e bluetooth.

Além dos extras pagos à parte, a Land Rover dispõe de um série de configurações para que o comprador personalize o modelo de acordo com seu gosto. Há diferentes acabamentos que vão desde o acabamento para o interior do modelo até a cor do teto. Vale lembrar, no entanto, que a espera pela configuração escolhida pode levar até 120 dias para chegar à revenda.

240 cv de potência sob o capô
 
O Evoque é servido por um motor turbo de 2,0 litros a gasolina, com 240 cv de potência a 5.500 giros. A trasmissão automática de seis velocidades oferece mudanças manuais por meio das borboletas atrás do volante. O avanço de velocidade do sistema é imperceptível: não há perda de torque entre as passagens de marcha. O sistema é controlado por meio de um grande botão, que se levanta na hora em que o carro é ligado. Para empolgar mais, há a opção esportiva S.

Presente no Evoque, o Terrain Response é um sistema que já está disponível em outros modelos da Land Rover. Com ele, é possível adaptar o comportamento do veículo de acordo com o terreno em que o carro está trafegando. Há quatro configurações disponíveis: asfalto, neve, terra e areia. A tração é integral.

Na arrancada, a agressividade toma conta do comportamento do carro, afinal, são 34,6 mkgf de torque a poucas 1.750 rotações por minuto. Se o motorista for rude com o pedal do acelerador, vai sentir a resposta do motor com um empurrão contra o encosto do banco. O mesmo comportamento, no entanto, não é sentido quando o carro quer ganhar velocidade, já que a retomada é mais lenta que o esperado. A Land Rover anuncia 217 km/h de velocidade máxima e aceleração de 0 a 100 km/h em 7,6 segundos. Não acredito que esta consideração mecânica, no entanto, possa ser apontada como um grande defeito. No fim da avaliação, acabei encontrando um bem mais grave: o fato de ele já ter deixado a minha garagem...

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