Relembre os lançamentos que mudaram o mundo da tecnologia


Cloud, processadores da Intel, tecnologia embarcada, transistores 3D com 22 nanômetros e até ultrabooks. Tudo o que veio para revolucionar
 2011 começou com lançamento da nova geração de processadores Intel Core, a família Sandy Bridge. A tecnologia revolucionou as experiências visuais em frente ao PC, uma vez que a nova arquitetura passou a transferir os gráficos para dentro do processador e ainda é capaz de equilibrar virtualmente a divisão de tarefas através do Turbo Boost.

O Turbo Boost se encarrega de desligar partes do processador quando elas não estão em uso. Testes registraram um avanço surpreendente em relação à família de processadores anterior: cerca de 800% de melhoria em processamento transacional, redução de tempo de resposta e consumo de energia.

O mundo corporativo também conheceu os novos processadores para máquinas profissionais Core vPro, que chegaram à sua 7ª versão! Além de simplificar e facilitar o acesso remoto a computadores empresariais, o que mais chamou atenção foi o moderno recurso antifurto. Em caso de perda ou roubo da máquina, o usuário consegue remotamente desabilitar completamente o computador, evitando assim que seus dados sejam violados.

Novidade, também, na área de servidores: os novos processadores Xeon E3 e E7 garantem, no mínimo, 30% mais performance do que a geração anterior.

Embarcado em todos esses computadores com a 2ª geração de processadores da família Core está a IPT, Identity Protection Technology (em português, Tecnologia de Proteção de Identidade). Parecido com aqueles tokens em forma de chaveiro oferecido por alguns bancos, a IPT é um 3º fator de autenticação segura, que complementa os usuais "nome de usuário" e "senha" e permite operações online muito mais seguras.

Aliás, por falar em soluções integradas, este ano passou pelo Brasil a maior conferência mundial de sistemas embarcados. Desde sistemas de entretenimento e navegação para carros até uma espécie de "outdoor" inteligente, que identifica e segmenta a audiência em tempo real.

O mercado de sistemas embarcados é um dos que mais cresce no mundo! Previsões da Intel dão conta de que até 2015 existirão cerca de 15 bilhões de dispositivos conectados à internet, de automóveis a eletrodomésticos. Mais do que isso, teremos também 1 bilhão de novas pessoas conectadas e, consequentemente, muito mais conteúdo trafegando na rede. Com esse crescimento exponencial, em 2011 entramos na chamada "Era do Zettabyte".

Claro, seria impossível armazenar fisicamente todo esse crescente volume de dados. Assim, outra tecnologia muito presente em 2011 foi a computação na nuvem. A visão da Intel para Cloud Computing em 2015 é de uma nuvem automática, com grande fator de automação em sua gestão federada, ou seja, nuvens de diversos provedores de serviços que terão de ser integradas, e capaz de identificar o dispositivo a que ela se conecta. A computação na nuvem também deve ser segura, tecnologicamente aberta e, claro, eficiente.

Por trás de tanta inovação estão os recém-lançados transistores com estrutura 3D, um avanço científico e uma inovação histórica. São os transistores chamados Tri-Gate, com apenas 22 nanômetros. Essas novas estruturas oferecem economia de energia e um ganho de performance de até 37%. Eles são os responsáveis pelo surgimento de outra novidade que fechou o ano com chave de ouro.

Pode anotar: o ultrabook vai dar muito o que falar em 2012. A nova categoria de portáteis promete revolucionar o mercado daqui pra frente, com máquinas super finas, leves, elegantes e com uma performance de deixar qualquer um de queixo caído. Os ultrabooks virão com esses processadores de 22 nanômentros. E mais, eles serão a primeira geração com processadores fabricados em 3 dimensões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM DESTAQUE

GUSTAVO CONDE, DE PORTUGAL, SOBRE BOLSONARO

"Eu não queria dizer isso. Pode ferir sensibilidades, desmanchar castelos de areia, coisa e tal. Mas, que se dane. O fato, nu e c...

POSTAGENS MAIS ACESSADAS