Yamaha renova TMax com motor de 530cc para 2012



Clique na imagem para ampliar Clique na imagem para ampliarClique na imagem para ampliarClique na imagem para ampliar

                Clique na imagem para ampliarClique na imagem para ampliarClique na imagem para ampliarClique na imagem para ampliarClique na imagem para ampliarClique na imagem para ampliar
» Ver fotos maiores



Quem acompanha o mercado de motos, seja no Brasil ou fora, tem notado que as grandes marcas mundiais estão entrando no segmento scooter de alta cilindrada. Chamado de maxiscooter, este nicho, segundo a Yamaha, foi inaugurado pela própria marca com o TMax, ainda em 2001.

De lá pra cá, mais precisamente nos dois últimos anos, o segmento scooter de grande porte viu nascer o Honda Integra e a linha C-Series da BMW, todos muito parecidos esteticamente, mas que carregam suas características próprias.

O que importa, no entanto, é que o segmento vem crescendo muito e a Yamaha não quer ficar de fora deste boom. Para isso, o conceito de empregar o desempenho de uma motocicleta com a funcionalidade de um scooter aparece mais do que nunca na nova versão 2012 do TMax, que chegará ao consumidor final com algumas modificações mecânicas.

Novos pistões em alumínio e um novo comando de válvulas, tudo, segundo a fabricante, para aperfeiçoar o torque e deixar o piloto munido em todas as faixas do motor. Além de algumas alterações estéticas que o deixaram mais moderno e pronto para encarar a concorrência.

Propulsor repaginado

As alterações no motor começam com o redimensionamento da capacidade para 530 cm³. Já os dois cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro e o duplo comando no cabeçote foram mantidos, mas agora favorecem as baixas e médias rotações. A Yamaha credita a alteração de torque a componentes nobres, como, por exemplo, o novo comando de válvulas e os pistões em alumínio forjado.

De acordo com a marca, essas melhorias serão facilmente notadas quando o condutor sair do farol, ou seja, na faixa entre 40 km/h e 90 km/h o piloto notará um real aumento na aceleração — são 46,5 cavalos de potência a 6.750 rpm, 3 cv a mais que a versão anterior. E 5,33 kgf.m de torque máximo a 5.250 rpm.

Essas melhorias no propulsor são acompanhadas por um novo desenho do cárter, com maior capacidade, uma nova unidade de câmbio (CVT), que foi redesenhada, e uma atualização do sistema de injeção de combustível.

Ainda segundo a marca dos diapasões, a transmissão secundária agora será feita por correia, uma novidade mundial do TMax. Conhecemos bem o sistema CVT (continuously variable transmission, ou transmissão continuamente variável), pois equipa a maioria dos scooters vendidos no País. No entanto, a Yamaha garante que ao usar uma correia para fazer a transmissão secundária não haverá folga e, portanto, haverá uma menor perda de potência do motor.

Ciclística

Para manter a proposta e oferecer ao comprador um scooter com jeito de moto, o TMax foi montado sobre um resistente quadro de alumínio. O motor fica rígido no “coração” do quadro, enquanto o tanque de combustível foi acoplado mais abaixo, centralizando a massa.

Outro grande trunfo da versão 2012 do TMax fica por conta do peso. Pode não parecer muito, mas os engenheiros da Yamaha conseguiram deixar o novo modelo quatro quilos mais leve do que a versão anterior. Quem contribuiu para essa redução de peso, além dos materiais nobres já citados, foi o braço oscilante, idêntico ao utilizado nos modelos superesportivos da marca. A resistente suspensão traseira tem 116 mm de curso e é auxiliada pelo tradicional garfo telescópico na dianteira, que tem 120 mm de curso.

Menos peso, menos capacidade dos freios, certo? Errado. A Yamaha equipou o TMax 2012 com dois discos de 267 mm e pinça com quatro pistões na dianteira e ainda um grande disco de 282 mm na traseira. Tudo auxiliado pelo sistema ABS, presente na versão top de linha.

Estilo

Em sua nova versão, o TMax está com um visual mais esportivo. Os retrovisores estão mais harmônicos com o design do scooter e o novo painel, que traz dois grandes medidores analógicos e computador de bordo, ganhou um espaço mais centralizado na carenagem frontal, facilitando a visualização do piloto.

Já os dois faróis, característico das motos Yamaha, estão mais compactos, porém, segundo a marca, mais eficientes. A nova lanterna traseira, em LED, enfatiza o caráter esportivo deste maxiscooter.

Outro detalhe que compõe o estilo do TMax é o novo parabrisa. Menor que na versão anterior, o parabrisa pode ser ajustado em dois níveis, o que ajuda e muito a vida do motociclista. Há também novas rodas com cinco raios e um apoio lateral em alumínio, mas as medidas dos pneus continuam as mesmas da versão anterior: 120/70 -15 dianteira e 160/60-15 na traseira.

Para finalizar, com em todo scooter, o TMax conta com um generoso espaço sob o banco e alguns compartimentos que facilitam guardar as bugigangas diárias. O maxiscooter da Yamaha foi apresentado no Salão de Milão este ano e já começa a ser vendido em sua versão standard por 10.290 Euros, enquanto que a versão ABS será vendida no mercado europeu só em fevereiro com preço de 10.790 Euros. As cores disponíveis serão preta, branca, prata e cinza.

Clique na imagem para ampliar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM DESTAQUE

VAZAMENTO MASSIVO: VAZAMENTO MASSIVO PLANO DE IMPLANTAÇÃO DAS MED-BEDS DE TRUMP EXPOSTO.

  VAZAMENTO MASSIVO: Plano de implantação do MedBed de Trump exposto Sim, atualmente há medbeds em centros e estão em processo de prepara...

POSTAGENS MAIS ACESSADAS