ONU pode se tornar principal reguladora da internet

Organização das Nações Unidas estuda a possibilidade de controlar a rede, que atualmente está nas mãos de empresas privadas dos EUA

31 de Maio de 2012
Internet
Um encontro da Organização das Nações Unidas (ONU) que será realizado em dezembro, em Dubai, vai discutir a possibilidade da instituição ter mais controle sobre a internet, de acordo com o Mashable.

Atualmente, a internet é regulada por diversas organizações públicas e privadas que exercem papéis separados para manter a rede funcionando. A ONU quer mudar isso. Ela acredita que um órgão centralizado pode ser mais eficiente.

Os defensores da ONU dizem que atualmente a internet está muito vinculada aos Estados Unidos, país de origem de órgãos como a Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (ICANN), que controla os endereços da web. Colocar a ONU como reguladora da web democratizaria o controle da rede, na visão desses defensores.

Os atuais órgãos que regulam a internet devem pressionar o governo dos Estados Unidos para se posicionar contra a proposta. Eles acreditam que dar mais poder para a ONU pode favorecer países com forte censura, como a China, e que a mudança pode ter consequências desastrosas para a liberdade de expressão online.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM DESTAQUE

GUSTAVO CONDE, DE PORTUGAL, SOBRE BOLSONARO

"Eu não queria dizer isso. Pode ferir sensibilidades, desmanchar castelos de areia, coisa e tal. Mas, que se dane. O fato, nu e c...

POSTAGENS MAIS ACESSADAS