ARQUIVO DO BLOG

Dilma sanciona lei que cria banco de dados genéticos de criminosos

Thinkstock

Nova regra perminte que material genético de criminosos seja coletado para banco de dados

Dilma aprova lei que cria banco de DNA

Brasília, 29 mai (EFE).- A presidente Dilma Rousseff sancionou a lei que cria um banco de dados genéticos de pessoas condenadas por assassinatos e outros crimes violentos.
A lei 12.654 foi publicada nesta terça-feira no "Diário Oficial da União" e entra em vigor em 180 dias. A partir de agora as autoridades policiais podem começar a recolher o material genético necessário para alimentar esse banco de DNA.
Entre esses materiais estão amostras de sangue, sêmen, unhas e cabelos recolhidos pela polícia nos locais onde ocorreram os crimes, e também os que forem recolhidos de pessoas que já foram condenadas.
A lei estabelece que o acesso a esses dados estará reservado às autoridades policiais, que para seu uso deverão "seguir as normas constitucionais e internacionais de direitos humanos".
O presidente da Associação Nacional de Peritos Criminais da Polícia Federal, Hélio Buchmüller, considerou que esse banco de dados será uma ferramenta "fundamental" para reduzir os índices de violência e limitar a reincidência de crimes violentos.
Buchmüller declarou à "Agência Brasil" que a polícia exigia "há mais de uma década" a criação desse banco de dados.
Segundo disse, Estados Unidos, Japão, França, Canadá e Alemanha, entre muitos outros países, já contam com bancos similares, que ajudaram a combater a violência de uma forma mais eficaz. EFE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM DESTAQUE

R$ 240 BILHÕES: VEREDITO DE ALEXANDRE DE MORAES SOBRE POUPANÇA ATINGE EM CHEIO BANCO CENTRAL E BANCO DO BRASIL.

  26/04/2024 às 9h21  Por: Lennita Lee Home  »  Agora  »  Banco Central: confira tudo sobre a autarquia   »  R$240 bilhões: Veredito de Alex...

POSTAGENS MAIS ACESSADAS