► "10" PASSOS PARA APANHAR UM MENTIROSO

A especialista em linguagem corporal Judi James nos dá algumas dicas sobre o que fazer se suspeitarmos que alguém está mentindo.
Você olha para ele por um instante e está convencida de que alguém próximo a você está mentindo. Mas como você consegue desmascará-lo?
A seguir meus 10 passos para apanhar um mentiroso:

ESPERE
Se apressar em confrontá-lo com suas suspeitas ou acusá-lo de mentir tornará sua argumentação fraca, caso não tenha primeiro conferido os fatos. Não importa o quanto possa parecer tentador um ataque imediato, tente ganhar tempo para pesquisar a história antes de agir assim.

NÃO FIQUE DEPENDENTE DE UMA CONFISSÃO
Lembre-se de que o primeiro passo de um mentiroso confrontado será mentir para sair da situação.

NÃO SUPONHA QUE SE SENTIRÃO CULPADOS
Poucas pessoas fazem coisas achando que elas são erradas. Antes de entrar em qualquer tipo de confrontação fortaleça seus próprios pontos de vista tentando ver os dele. Você não precisa concordar com o que ele fez, mas use empatia e observe primeiro a situação com os olhos dele, assim tornará sua argumentação muito mais forte.

CONHEÇA SEU PRÓPRIO OBJETIVO ANTES DE QUALQUER CONFRONTAÇÃO
Muitas pessoas interpelam um mentiroso secretamente esperando que lhe seja apresentado um pouco mais do que uma desculpa para consertar a situação. Se a confrontação for sobre traição, você poderia estar realmente esperando por mais mentiras, para que você continue amando. Pergunte a si mesma o quanto você deseja realmente conhecer a verdade e o que fará se ela não for nada boa.

CONVERSE FRENTE A FRENTE
É mais fácil mentir no papel ou pelo telefone, já que sua linguagem corporal estará oculta.

ESTABELEÇA UMA ‘NORMA’ ANTES DE PERGUNTAR SOBRE A MENTIRA
Testes com detector de mentiras começam com uma pergunta com uma “resposta honesta” para estabelecer primeiro a resposta normal. Se você normalmente conversa antes de chegar ao ponto principal, você deve achar mais fácil vislumbrar diferenças nas respostas não verbais quando fizer perguntas mais complicadas.

EVITE QUE TENHAM TEMPO DE SE PREPARAR
Sua tentação é ir diretamente na jugular, por exemplo, perguntando, “Você vem me traindo?’ ou “Esteve falando de mim pelas costas?”, quanto mais suave sua abordagem maiores suas chances de que o mentiroso se revele. 

Qualquer pessoa colocada sob a pressão de uma confrontação direta pode apresentar uma linguagem corporal que pareça falsa, tenham mentido ou não. A resposta a esse tipo de pressão de ‘investigação’ irá parecer bastante similar, assim observar sinais de mentira genuínos pode ser mais difícil.

TENTE A TÉCNICA DOS TRÊS PASSOS
•    Faça uma pergunta inofensiva para ter primeiro a leitura da resposta para a “norma”.

•    Em seguida faça uma pergunta que você sabe a resposta, para determinar a honestidade, por exemplo: “Como foi o trabalho naquelas horas extras?” quando você sabe que ele não estava no escritório.
•    Passe para uma acusação factual se necessário. Ao dizer “Você está me enganando?” é uma dádiva para o mentiroso consumado, já que isso faz com que percebam que você não sabe. Se você soubesse com certeza, então não seria uma pergunta. 
Procure sempre defender seu ponto com suas próprias palavras. Ao dizer “Chris me disse que viu você com a Anna” deixa espaço para a resposta “Chris é uma mentirosa, em quem você acredita, nela ou em  mim”? Mas ao dizer “Tenho a impressão de que você está me traindo” enseja a resposta “Por quê?”, colocando o ônus sobre você para indicar qualquer evidência.
Uma pergunta em aberto ou uma afirmação podem ser úteis para apanhar um mentiroso, já que os impede de preparar uma resposta. Diga a uma pessoa inocente “Eu sei que está tramando alguma coisa” e ela provavelmente irá rir ou olhar para você com ar divertido. Pergunte a um traidor ou mentiroso e poderá observar que eles avaliam rapidamente um caminho cheio de opções de negação.
•    Espere que o mentiroso tente se esquivar. Bons mentirosos gostam de atacar quando confrontados.
Quando você está esperando desculpas e defesas em troca do seu perdão é muito fácil que a situação caminhe para o lado oposto, quando o mentiroso parte para o ataque dizendo por exemplo: “Você andou lendo minhas mensagens de texto?” “Como pode me acusar de enganá-la”, eu vejo você flertando com todos os rapazes sempre que saímos”, etc.
CONHEÇA SEU LIMITE
Se você conhecer os fatos deverá saber também o que pode esperar para que o relacionamento tenha sucesso (ou não) no futuro. Se ele mentiu para você, o que acha que deve acontecer como consequência? Uma desculpa? Alguma forma de ação da parte dele para corrigir o ocorrido? Ou o final do relacionamento?

NUNCA ACEITE PRESENTES OU “PACTOS” MINUCIOSAMENTE CONCEBIDOS
Se sua “punição” envolve algum tipo de presente caro você dará a entender ao mentiroso que seus valores pessoais não estão tão distantes dos dele. No futuro ele irá avaliar as próprias mentiras que disser em termos de possível custo ou multa, ao invés de culpa ou prejuízo emocional. 

A mesma coisa com “Vou perdoá-lo dessa vez, mas você precisa jurar que nunca mais mentirá para mim. Seremos totalmente honestos um com o outro daqui para frente”. Qualquer pessoa que concorde rapidamente com isso também estará mentindo, já que é uma promessa impossível de ser cumprida. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM DESTAQUE

PRODUÇÃO DO MORGAN "EV3" ARRANCA NO TERCEIRO TRIMESTRE.

  A Morgan anunciou uma parceria técnica com a Frazer-Nash Energy Systems, com vista à produção do seu EV3.   A visão da Morgan para o mundo...

POSTAGENS MAIS ACESSADAS