A revista online sobre história da guerra Argunners publicou recentemente uma série de fotos inéditas descobertas nos arquivos do americano Charles Day Palmer, que serviu como general de brigada na Europa durante a Segunda Guerra Mundial.
As imagens mostram um continente devastado pelas batalhas, conforme as forças americanas se moviam em direção a Berlim.
A maioria das fotos, feitas a pedido dos Estados Unidos, eram confidenciais e consideradas inadequadas para a publicação, visto que muitas são bastante gráficas.
Palmer foi autorizado a guardá-las para uso privado depois que as imagens passaram por uma censura, incluindo a remoção de nomes e lugares.
O general, que na Segunda Guerra Mundial serviu durante a invasão da Normandia e a travessia da Linha Siegfried, mais tarde atuou também na Guerra da Coréia. Ele faleceu em 7 de junho de 1999.
As fotos de seu acervo pessoal foram recentemente compartilhadas no site da Argunners por seu neto, Daniel Palmer, para honrar as memórias e serviços de seu avô.
Confira algumas delas:
Um soldado americano examina o túmulo de outro soldado americano desconhecido, que foi enterrado pelo inimigo. O primeiro que notou o túmulo o decorou com morteiros e samambaias.
Soldados norte-americanos e alemães mortos em um cemitério antes do enterro, em um local desconhecido. Cada corpo foi colocado em uma capa de colchão. Prisioneiros alemães podem ser vistos fazendo o trabalho de cavar as sepulturas e colocando os corpos dentro delas.
Prisioneiros de guerra da Polícia Militar alemã e agentes da Gestapo na cidade de Estrasburgo são levados a 3ª Divisão de Infantaria. Os prisioneiros estão sendo escoltados pelas Forças Francesas do Interior.
Um M-10 Tank Destroyer do 636º Batalhão de Tank Destroyer, apoiando o 143º Regimento de Infantaria, 36ª Divisão, em Rohrwiller, 4 de fevereiro de 1945. O extenso dano à igreja da cidade foi provavelmente feito por explosões.
Na sequência de um ataque de artilharia norte-americano contra um comboio alemão, cavalos mortos, veículos e equipamentos destruídos podem ser vistos espalhados ao longo da estrada nas proximidades de Lug, na Alemanha. Os alemães estavam tentando escapar do cerco dos 3º e 7º Exércitos.
Uma fábrica de rolamentos rígidos de esferas subterrânea alemã. É mostrada uma linha de polimento e máquinas utilizadas para concluir os rolamentos. Esta imagem pode ter sido feita na vizinhança de Schweinfurt.
Minas M-5 antitanques britânicas foram usadas para explodir caixas de comprimidos alemães. Cerca de 180 kg de TNT foram detonados.
Forças dos EUA tentam recapturar Wingen-sur-Moder, comuna francesa, da 6ª SS-Gebirgsjäger alemã, que se infiltrou durante a noite, desalojando as tropas americanas e capturando um número de prisioneiros. A torre da igreja à esquerda é um mirante alemão, de olho nos soldados norte-americanos.
O capacete e rifle marcam o local de uma vala em uma estrada onde dois soldados da infantaria deram suas vidas para uma unidade do 7º Exército, que abriu uma frente de 80 quilômetros do aeroporto de Saarbrücken para Reno.
Homens do 7º Exército procurando atiradores de elite em Bobenthal, na Alemanha.
Quando este guincho rebocando um Howitzer 155 mm ficou preso na lama em uma estrada, nada menos do que um Bulldozer pode movê-lo.
Caminho de um B-17 conforme fez um pouso forçado em um campo coberto de neve no front do 7º Exército.
Os restos de uma cidade alemã destruída.
Mais destruição de cidade alemã.
Uma ponte alemã é soprada aos céus por engenheiros norte-americanos, destruindo o espaço como uma medida defensiva contra as tropas alemãs.
A rendição do 19º Exército. Com a capitulação final da Alemanha para os Aliados, os soldados alemães que levantaram armas por mais de cinco anos contra quase toda a Europa e os EUA renderam seus rifles para os norte-americanos perto de Landeck, na Áustria. Eles parecem felizes com o “fim”. Granadas de mão e outros equipamentos podem ser vistos empilhados além dos rifles.
Milhares de oficiais alemães e homens podem ser vistos marchando de volta para a estrada a partir da montanha que uma vez defenderam. Embora tenham se rendido sem muita oposição, outras tropas alemãs ofereceram resistência fanática contra cidades-chave ao longo do caminho.
Rendição húngara. As tropas que se renderam ao 7º Exército são reunidas em Garmisch-Partenkirchen, cena dos últimos Jogos Olímpicos de Inverno, realizados antes da guerra.
Civis alemães no meio de sua cidade.
Edifícios destruídos e queimados na França. Eles foram bombardeados pelos alemães.
Casamata localizada na periferia de um forte. Ela mostra danos, provavelmente causados por incêndio iniciado por um tanque americano durante uma batalha para tomar a fortaleza.
Caminhão francês queima quando sua carga de 800 litros de gasolina explode.
Dano causado quando um cartucho 280 milímetros alemão pousou na área.
Tanque M-4 americano derrubado, ao lado de um Sturmgeschütz IV alemão.
Um tanque destroier passando por um tanque americano que foi nocauteado durante uma batalha quando os americanos retomaram a cidade. Entre os dois veículos blindados, dois médicos coletam o corpo de um soldado americano morto na luta.
O acervo ainda conta com fotografias mais penosas de se olhar, que mostram, por exemplo, restos mortais de soldados. Caso tenha interesse em ver mais imagens, acesse
o site da Argunners. [
io9]
Nenhum comentário:
Postar um comentário