◘ RELEMBRE ALGUMAS TECNOLOGIAS COTIDIANAS QUE JÁ MUDARAM NOSSA VIDA.

Na lista de elementos digitais que mudam nosso cotidiano e nem sempre prestamos atenção, começamos com o Controle Eletrônico de Estabilidade. Esse é um recurso de segurança embarcada em automóveis e ônibus. 

A função do sistema é controlar a estabilidade do veículo quando ele faz uma curva ou precisa frear bruscamente. 

Ao ser automaticamente acionado pelo sistema eletrônico do automóvel, o sistema distribui corretamente a tensão entre as rodas usando o freio ABS independente em cada uma delas. Além de melhorar a dirigibilidade dos veículos, o controle eletrônico de estabilidade certamente evita acidentes diariamente em todo o mundo.

Outra tecnologia que facilita muito nossa vida e talvez você não dê muita atenção é o RFiD - identificação por radiofrequência. 

A tecnologia é aplicada em diversas soluções, como, por exemplo, nos bilhetes de transporte público, nos sistemas de pedágio eletrônico, no controle de estoque de supermercados e até na catraca da maioria dos prédios comerciais. 

A identificação por radiofrequência utiliza um chip eletrônico bastante pequeno que transmite sinais de rádio para os leitores. Uma série de informações pode ser transmitida neste sinal, como o nome do usuário do bilhete único ou a placa do carro que passou pelo pedágio. É uma tecnologia que trouxe muita praticidade para o nosso dia a dia e é cada vez mais usada em diferentes soluções.

Muita gente também já não liga muito para a "mágica" quando uma luz acende sozinha ou a porta diante de você se abre automaticamente; são os populares sensores de presença. Eles estão em portas automáticas, sistemas de segurança e até nos smartphones mais modernos. 

Usando raios de luz infravermelha – invisível ao olho humano – quando um objeto ou alguém se aproxima de um sensor de proximidade, o dispositivo mede a quantidade de luz refletida pelo objeto ou pela pessoa e aciona um circuito elétrico, que pode, pode exemplo, acender uma luz ou abrir um portão.

Dependendo da sua idade, você provavelmente nem chegou a conhecer os mouses de computador que traziam uma bolinha dentro. Graças aos sensores ópticos utilizados atualmente por praticamente todos os mouses, as bolinhas foram dispensadas. 

Os mouses ópticos possuem uma fonte de luz (em geral um LED) e um detector de luz, por meio dos quais conseguem detectar seu movimento em relação à superfície onde ele está apoiado. Essa mesma tecnologia é usada pelos leitores de código de barra nos supermercados. 

A última tecnologia da nossa lista de “esquecidos” são os transformadores de voltagem. Se engana quem acha que isso é coisa só de engenheiro ou eletricista. 

Saiba você que os carregadores de smartphones são pequenos transformadores de voltagem; eles mudam a voltagem das tomadas nas quais se conectam para a voltagem do dispositivo; normalmente de 110 ou 220 Volts para algo em torno de 10 ou 5 Volts; só assim é possível usar a corrente elétrica da rede doméstica para carregar nossos dispositivos.

E você, lembra de alguma outra tecnologia cotidiana "esquecida" por nós? Vamos aumentar essa lista e ver quanto a evolução da tecnologia já fez por nós nos últimos anos; quanto nossa vida ficou mais fácil e prática. 

Participe, deixe seu comentário e contribua..

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM DESTAQUE

O CONCORDE BRASILEIRO.

  Da era de ouro dos automóveis fora-de-série brasileiros, na década de 1970, restaram algumas obras-primas quase desconhecidas até mesmo en...

POSTAGENS MAIS ACESSADAS