◘ UMA CARTILHA SOBRE A 'AX'.


Final Axe Header 2

Se você estava indo para ser preso em algum lugar na selva ou estavam enfrentando um apocalipse iminente, e só poderia equipar-se com um implemento, você seria sábio para escolher o machado. Parte ferramenta, arma parte, não é nenhum mistério a respeito de porque os homens sentiram uma atração primal em direção eixos para milhares de anos. É um fascínio que se manifesta começando em uma idade jovem.

Quando eu tinha três anos de idade eu lembro de assistir Disney Paul Bunyan e sendo completamente cativado pelo lenhador gigante e seu poderoso machado que poderia caiu florestas inteiras em um swing. Inspirado por este lenhador gigante, eu imediatamente agarrou a coisa mais ax-como na sala de estar - a pá lareira - e se dirigiu fora de derrubar a coisa mais floresta-like no meu quintal - tulipas recém-plantadas da minha mãe. Eu descansei meu cotovelo na maçaneta da minha lareira poderosa pá-machado e examinou meu trabalho com satisfação, assim como a velha Paul Bunyan fizeram no desenho animado. Eu tinha feito um trabalho tão bom que a visão ainda trouxe minha mãe às lágrimas. Por alguma razão, no entanto, ela me deu uma surra e me mandou para o meu quarto.

Meu caso de amor com o machado continuou durante toda a minha infância. Quando eu era um escoteiro que fiz tudo o que eu podia para chegar em minhas mãos um machado para que eu pudesse caiu ou dividir madeira. Sempre que eu fiz projetos de serviço que envolveu a limpeza de quintais ou propriedade, você aposta havia um machado na mão. Hoje, eu adoraria dividir madeira quando eu tiver uma chance e aproveitar resistindo registros com meu fiel machado corte americana.

Embora eu tenha certamente gostava de usar eixos para a maioria da minha vida, eu nunca realmente sabe muito sobre eles, exceto para o que eu peguei enquanto ganhando meu Chip Totin 'em Escoteiros. Então eu decidi aprender tudo o que podia e montar uma série sobre esta ferramenta por excelência e símbolo da masculinidade. Hoje nós vamos oferecer uma visão geral sobre a história do machado e sua construção. Então nós vamos cobrir como escolher um machado para si mesmo e como forma segura e eficaz usá-lo para cortar lenha.

Uma Breve História do Ax

machado

O machado é um dos instrumentos mais antigos da humanidade, e sem dúvida a sua maior e mais versátil. Os arqueólogos estimam que nossos ancestrais usavam simples cunhas de pedra lascada como machados de mão mais de 1,5 milhões de anos atrás. Por volta de 6000 aC, os seres humanos do Mesolítico começou a fixar as suas cunhas de pedra para uma alça - muitas vezes feitas de chifre ou osso - com amarrações de couro cru. Adicionando uma alavanca aumentou o poder de corte do machado cedo e transformou-o em uma ferramenta macaco-de-toda-obra. Nossos ancestrais humanos usaram esses implementos para desenterrar raízes, madeira cortada, animais de açougueiro, e até mesmo matar uns aos outros em batalhas.

Por 4000 aC, os seres humanos foram moagem bordas em suas pedras para o corte mais eficiente. Na era Neolítica, as cabeças de machado primeiro metal foram lavradas a partir de cobre ou cobre misturado com arsênico. Enquanto estas cabeças de cobre foram mais plana do que a variedade de pedra, eles ainda estavam presos, ou hafted, para a alça com alcatrão de bétula e amarrações de couro.

Como foram feitos avanços na metalurgia, o machado continuou a evoluir. Enquanto eixos sempre duplicou tanto como arma e ferramenta, na Idade do Bronze, ferreiros começou a criar versões especialmente para a guerra. Por exemplo, faça duplo bitted (o que significa que tem lâminas de ambos os lados da cabeça) machados de batalha foram encontrados em Crete que datam de 2000 aC, e os egípcios empunhava uma arma de batalha única chamada Epsilon Ax. Uma das mudanças mais significativas e expediente de campo feitas ao design do machado durante este tempo foi a forma como a cabeça estava hafted ao punho. Os artesãos e serralheiros concebida uma cabeça de machado de metal que pode ser confortavelmente inserida na pega, em vez de em amarrado, criando, assim, uma arma mais forte, mais seguro.

Embora diferentes comércios desenvolveram diferentes eixos para as suas várias necessidades, e guerreiros refinaram suas armas para uma melhor letalidade, o projeto de eixos woodcutting bateu uma queda de cerca de tempos medievais até o final do Renascimento. Durante este período, os europeus tinham o "machado de comércio" que eles usaram para praticamente tudo e qualquer coisa - o abate de árvores, madeira divisão, animais massacrar, etc. Mas o machado comércio não foi muito eficiente no departamento de corte de madeira. Levaria europeus migrar para a América do Norte para o machado para fazer mais um salto para a frente.

Os primeiros colonos europeus na América precisava de terra para a agricultura. Ficando no caminho das suas culturas, no entanto, eram densas florestas que cobriam a paisagem virgem. O machado de comércio que os colonos tinham trazido com eles apenas não estava indo para cortá-la (ver o que eu fiz lá?), Assim que estes pioneiros começou a experimentar com e modificando sua cabeça para criar uma ferramenta de corte mais eficiente. Ao longo dos séculos 18 e 19, diferentes locais na América começou a produzir vários tipos de cabeças para abate eixos. Enquanto os modelos diferem de estado para estado (em um ponto no século 19, havia mais de 300 diferentes padrões de cabeça machado sendo vendidos), o que todos eles tinham em comum era que eles eram mais curtos e mais amplo do que os seus progenitores europeus. Esta cabeça stouter foi muito mais eficiente para derrubar árvores e tornou-se característica do que veio a ser conhecido como o machado americana - uma ferramenta que agora serve como o ideal platônico de eixos em todo o mundo.

Com este novo design cabeça de machado, agricultores e pioneiros foram capazes de limpar florestas inteiras em um (relativamente) curto período de tempo. Em áreas que exigiam corte de árvores substancial, o machado duplo bitted aumentou em popularidade. Como observado acima, machados de batalha dupla bitted tinha sido em torno desde 2000 aC, mas não foi até o século 19 na Pensilvânia que a ferramenta foi usada como um dispositivo de corte. Tendo duas arestas de corte em uma única cabeça de machado feito para lenhadores muito mais produtivas. Enquanto alguns mantidos ambas as extremidades afiada e iniciou o dia com uma aresta de corte e em seguida virar para a outra uma vez que a primeira embotada, outros utilizaram os dois bits para diferentes fins. Uma borda foi feita afiada para abate, enquanto o outro foi mantido sem corte e arredondado para limbing.

Os agricultores se mostraram relutantes em adotar o machado duplo bitted, porém, principalmente de questões de segurança. Devido a sua cabeça tinha arestas de corte em ambas as extremidades, as chances de ferir a si mesmo ou de outro aumentou significativamente. Em muitas áreas, a ferramenta foi chamado de "Backstabber" devido às pessoas, literalmente, esfaqueando-se enquanto levá-lo sobre seu ombro. Consequentemente, o machado duplo bitted em grande parte permaneceu no reino do lenhador profissional.

Eixos permaneceu ferramentas vitais para madeireiros e todos os tipos de residentes rurais tanto através do início do século 20. Foi então que a serra portátil foi desenvolvido, que substituiu lentamente o machado confiável para a maioria dos empregos woodcutting. Quando Dudley cozinheiro publicou O Livro Ax em 1999, ele poderia dizer com confiança: "Se você quiser estar na moda, comprar uma motosserra. Eles estão em. "Seu argumento para o machado tinha uma espécie de tom melancólico, quixotesca, como motosserras foram então vistos como símbolos de status para o conjunto suburbano, e eixos em grande parte havia sido esquecido.

Uma década e meia depois, as coisas têm oscilado para o outro lado; por causa da recente retomada em todas as coisas "herança" relacionada, eixos são agora muito mais "in". Mas eles tendem a ser comprados por moradores urbanos e suburbanos mais como peças decorativas e de conversação do que as ferramentas. O machado utilitária ainda tem um lugar no galpão do homem moderno, no entanto, e que de fato oferecem algumas vantagens sobre a motosserra.

Vantagens do machado

Motosserras vs. eixos não é um ou / ou pergunta; cada ferramenta funciona melhor para tarefas diferentes, ea maioria das pessoas que fazem uma boa quantidade de xilografia empregar ambos. Mas discutindo as vantagens de eixos sobre motosserras é uma maneira eficaz para destacar exatamente o que um machado é bom para e como ele pode ser usado.

Quando se trata de Corte e derrubada árvores de grande porte, a motosserra vai fazer o trabalho muito mais rápido e com menos esforço. Cortar com uma serra elétrica também desperdiça menos madeira do que cortando com um machado. Mas para trabalhos mais leves, como limbing pequena lenha com uma "de diâmetro 4 ou menos - usando um machado pode ser tão rápido. Mesmo para um pouco maior xilografia, você pode considerar o uso de um machado em vez de uma serra elétrica por estas razões:

  • . Tranqüila Cortar árvores na floresta pode ser uma atividade meditativa; mas o zumbido de uma motosserra mata que a calma. Motosserras são tão alto que você vai precisar para usar protetores de ouvido para proteger a audição.
  • Safer. Axes pode causar lesões para ter certeza, mas eles não correm o perigo de retrocesso e beliscar como motosserras fazem, e não mastigar seu corpo como uma serra de rotação rápida.
  • Menos manutenção. A motosserra requer uma boa quantidade de manutenção. Você tem que mantê-lo preenchido com, gás isento de etanol fresco, aplicam-se dois tipos diferentes de óleo, limpar o filtro de ar, apertar a corrente, e assim por diante e assim por diante. Se quebrar e você não pode corrigi-lo, você vai ter que trazê-lo para o serviço. Com um machado, tudo que você tem a fazer émantê-lo afiado.
  • Menos acessórios. Além do gás e do petróleo que você precisa para a sua motosserra, você também vai ter que começar o equipamento especial de segurança como rachaduras Kevlar e protetores de ouvido. Com um machado, você só precisa de uma pedra de afiar / arquivos e proteção para os olhos.
  • Portátil. Motosserras são volumosos e exigem punho combustível junto com eles. Machados pesam dois terços menos, e são, portanto, a sua melhor escolha para o transporte ao longo profundamente na floresta.
  • Exercício. Motosserras poupar aos esforços, mas, por vezes, o esforço é exatamente o que você está procurando. Cortar madeira dá-lhe um muito bom treino, que é por isso que Henry Ford comemorou-lo como uma tarefa que aquece-lo duas vezes.

Há uma curva de aprendizado mais longa no uso de um machado (corretamente) do que uma serra elétrica, e este último pode cortar as coisas mais rápido, mas quando você adiciona na preparação de obter uma motosserra pronto ea manutenção necessária quando a tarefa seja realizada, o tempo começa fator de sair à noite. A simplicidade do machado - o fato de que você pode agarrá-lo e ir em qualquer lugar - é uma coisa bonita. Então, por todos os meios romper a motosserra quando você realmente precisa dele para grandes trabalhos woodcutting, mas manter o machado em mente como uma opção viável para suas tarefas menores.

Anatomia de um Single-bitted Ax

Anatomia de Ax 2

Para conhecer o seu caminho em torno de um machado, familiarize-se com as suas peças e da terminologia utilizada para descrevê-los:

  • Ax Head: Normalmente tem duas extremidades - o pouco ou lâmina de um lado, e a enquete ou bunda do outro
  • Bit: A porção de corte da cabeça de machado; também conhecida como a lâmina ou o bordo
  • Enquete: A parte sem corte do machado que auxilia no equilíbrio e controle; também conhecida como costas, bumbum, ou calcanhar
  • Toe: Canto superior do bit onde a ponta começa
  • Salto: canto inferior do bit
  • Cheek: O lado da cabeça machado
  • Barba: Parte do bit que desce abaixo do resto da cabeça de machado
  • Pega / Haft: Normalmente, feito de madeiras como nogueira elástico, mas pode ser feito com materiais sintéticos duráveis
  • Ombro: Quando a cabeça monta para o haft
  • Ventre: Longest parte de Haft; muitas vezes feitas com ligeira vénia
  • Garganta: onde as curvas Haft para o curto aperto
  • Knob: Fim da haft
  • Olho: Furo onde o haft está montado

Tipos de Eixos

Há muitos tipos de eixos lá fora - eixos felling, machados rachando, machados de carpinteiro, e assim por diante - mas eles geralmente se dividem em duas categorias principais:

Single-bitted Ax

O machado single-bitted é o machado de corte mais comum lá fora. É provável que você imagina quando ouve a palavra A cabeça de um único bit tem duas extremidades "machado".; em que você tem o bit de corte (lâmina), e por outro a enquete (bumbum). Enquanto a votação de um machado parece com um martelo, você nunca deve martelar com ele. Você só vai danificar a cabeça de machado se você fizer.

A maioria dos eixos single-bitted ter um bom, pega suavemente curvo que termina com uma curva florescer no botão. Este design curvo não entrou em amplo uso até meados do século 19. Antes dessa data, as alças foram em linha reta. Ninguém sabe por que o punho curvado entrou em favor sobre o reto, porque alças retas realmente oscilar menos e são mais precisos quando balançando. Uma teoria é que a curva foi pensado para aumentar a elasticidade e chicote, permitindo assim que o usuário para gerar mais força, mas isso é motivo de debate. Os lenhadores da 19 th e 20 th séculos jurou pelas alças retas em seus eixos duplos-bitted, e não viu nenhuma razão para mudar. De qualquer forma, alguns fabricantes de um único bit ter ido a um cabo direto nos dias de hoje, embora muitos tenham preso com a variedade curvo. A persistência de alças curvas talvez simplesmente se resume ao fato de que o que falta em eficiência, torna-se para a boa aparência.

Eixos single-bitted são grandes all-around ferramentas woodcutting. Você pode derrubar árvores médias, fanfarrão eles, e até mesmo galho eles. Embora não seja ideal, em uma pitada você também pode usar um único-bitted machado para dividir madeira, embora uma verdadeira divisão maul é mais adequado para o trabalho.

Double-bitted Ax

Duplo Ax Bit 2

Ao contrário do machado single-bitted que tem uma enquete martelo-como em uma extremidade da cabeça de machado, o machado duplo bitted tem duas arestas de corte. Normalmente, uma borda afiada para é rápido, eficiente, cortar, enquanto o outro é deixado um pouco maçante para limbing ou mastigar através de nós difíceis.

Ao contrário do machado single-bitted com a sua bonita S-curva alça, um machado duplo bitted requer um identificador de reta que permite o lenhador para balançá-lo em qualquer direção. As alças também são mais longos e mais fino do que aqueles em eixos single-bitted, permitindo que a swinger para gerar mais velocidade e potência. Enquanto o punho mais longo poderia, em teoria, o machado mais pesado, e forçar o usuário a trocar precisão para o poder, o casal pouco é de fato mais preciso do que o seu homólogo. O fato de que ambas as extremidades da cabeça são de igual comprimento e peso dá o machado um equilíbrio maior e reduz-se balançando no balanço. Juntos, esses fatores tornam a pouco o dobro do machado mais eficaz, e explicar por que razão foi o go-to ferramenta para lenhadores profissionais.

Enquanto eixos de dupla bitted são máquinas de cortar inigualáveis, e certamente olhar em pânico impressionante, se você não planeja abater grandes quantidades de árvores que não há necessidade de ter um, a menos que você só quer que em torno de uma peça decorativa ou talvez para usar como um machado de batalha em nossa vinda futuro distópico Mad Max.

Para a maioria dos homens, o machado single-bitted é a escolha certa. Mas qual a receber? Há muitos fatores a considerar, tais como peso, tamanho, lidar com tipo, etc., os quais falaremos na próxima edição. Até então, manter os eixos afiada, e ficar viril.

_____________________

Fontes:

O Livro Ax por D. Cook
Woodsmanship por Bernard Mason
Um machado para moer por Bernie Weisgerber

Ilustrações por Ted Slampyak

​ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM DESTAQUE

A OPERAÇÃO GROENLÂNDIA: POR QUE ELA É IMPORTANTE PARA O NOSSO FUTURO.

  O status da Groenlândia como um bastião do Estado Profundo, comparável aos horrores subterrâneos da Base Dulce, aos laboratórios de enge...

POSTAGENS MAIS ACESSADAS