Salsaparrilha – Propriedades Medicinais
A salsaparrilha (de nome científico Smilax ornata ) é uma planta comumente encontrada no Brasil, especialmente no Estado de Minas Gerais, na região Sudeste do país, mas é originária dos continentes africano, europeu e asiático. Seu uso medicinal por portugueses e espanhóis é registrado desde o século XVI, com o processo de colonização da América. Ainda hoje, a salsaparrilha é bastante conhecida por suas propriedades medicinais. Acredita-se ainda que a ingestão da planta ajude no emagrecimento, além de melhorar a gota e a impotência sexual. Suas propriedades medicinais se concentram nas suas raízes.
É uma planta do tipo trepadeira e pode atingir até 50 metros de altura. Ela possui flores e frutos pequenos. Seus frutos podem ser vermelhos, pretos ou azuis. Normalmente são comidos pelas aves. Suas ramas são cobertas por espinhos, por isso é muito usada como cercas vivas.
As raízes de salsaparrilha podem ser encontradas para compra em lojas especializadas em produtos naturais.
Nomes populares da planta
Como o Brasil é um país muito extenso e com regiões bem diferentes umas das outras, os nomes de algumas plantas podem variar de acordo com o local. Veja abaixo alguns nomes populares pelos quais a salsaparrilha também é conhecida ao longo do país:
· salsa parrilha;
· japicanga;
· uva-da-mata;
· dente-de-cachorro.
Propriedades Medicinais da Salsaparrilha
Como já dissemos, a salsaparrilha é uma planta cheia de propriedades medicinais. A raiz da salsaparrilha concentra grande quantidade de testosterona, um hormônio masculino. Por isso, a planta é usada na fabricação de esteroides, afrodisíacos naturais e energéticos. Ela também ajuda a dar estabilidade nos níveis de hormônios.
O potássio e as flavonas estimulam o bom funcionamento dos rins, contribuindo para a eliminação de toxinas. É por isso que a salsaparrilha é conhecida por ajudar no emagrecimento. A eliminação de toxinas fica mais fácil, assim como a eliminação de gorduras. Por isso, o chá dessa planta, aliado a uma alimentação balanceada e à prática de exercícios físicos regulares ajuda no emagrecimento.
Devido à sua ação depurativa, ela é indicada para os casos de gota e ácido úrico. Também auxilia no tratamento de dores musculares e nas articulações, como artrite e artrose, por ter ação anti inflamatória. A salsaparrilha também fortalece o sistema imunológico.
Segundo a medicina popular, o chá da raiz de salsaparrilha ajuda no tratamento da psoríase, acne, eczemas e outros problemas de pele.
E esta planta também possui os poderosos antioxidantes, que combatem os radicais livres e podem prevenir vários tipos de câncer.
Chá de Salsaparrilha
Folhas e bagas da salsaparrilha
Para aproveitar todas essas propriedades medicinais, o ideal é preparar um chá feito a partir das raízes da planta. Se você tiver a planta em casa, faça a colheita das raízes no outono. Depois deixe a raiz secando ao sol, longe da umidade e em local bem ventilado. Depois de seca, guarde-a em potes secos e bem tampados.
Para preparar o chá, você terá que triturar esta raiz até que vire pó. Em lojas especializadas em produtos naturais você encontra o pó de salsaparrilha pronto para o consumo.
Então, basta colocar duas colheres de sopa de salsaparrilha triturada em um litro de água fervida. Deixe descansar por dez minutos e depois coe e tome o chá. O recomendado é que se tome duas ou três xícaras do chá por dia.
Cuidados
Assim como com outras ervas, é necessário alguns cuidados em relação ao consumo da salsaparrilha. Primeiramente, é importante salientar que o uso da planta medicinal não substitui o tratamento médico adequado. Além disso, grávidas, lactantes, crianças e pessoas com problemas crônicos de saúde devem evitar ingerir a salsaparrilha, salvo com indicação médica.
Se for comprar a raiz em lojas, certifique-se que o lugar é de confiança. Prefira sempre locais indicados por parentes e amigos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário