Não deveria acontecer, mas pode haver discrepância entre o quanto você contratou de internet e a taxa que efetivamente é entregue pela operadora na sua casa. Para tirar isso a limpo, existem serviços e apps que executam testes de velociade da conexão, como o FAST, ferramenta desenvolvida da Netflix para esta tarefa. Veja a seguir como utilizá-la.
O primeiro teste exibido no passo-a-passo deve ser feito no computador. Ele é realizado em um site separado da Netflix, que pode ser acessado por qualquer navegador. Confira:
Veja também:Velocidade da banda larga no Brasil cresce 47% no primeiro semestre, diz estudoInternet fixa brasileira ficou mais cara, revela pesquisa da AnatelFuja destas senhas: elas são as mais fracas na internetVelocidade do 4G: Brasil fica em 52º em ranking global
- Acesse o site Fast.com, se preferir, use este link;
- Aguarde o teste ser realizado;
- A velocidade exibida na tela principal se refere apenas ao download, porém, ao clicar em “Mostrar mais informações” você terá informações detalhadas do teste.
Conforme visto na tela acima, é possível verificar além da velocidade de download, o quanto de upload sua conexão foi capaz de atingir e qual a latência dela. Para obter alguns resultados ainda mais precisos, ao clicar em “Configurações”, redefina o número de conexões mínimas ou paralelas e aumente o tempo de duração do teste.
Fazendo o teste em celulares
Além do site para computadores, a ferramenta está disponível para Android e iOS através da Google Play e App Store. Siga estes passos para rodá-la:
- Faça o download do app FAST Speed Teste pela Google Play ou App Store;
- Ao iniciá-lo, aguarde o teste acabar de ser realizado. Se precisar, é possível alterar parâmetros do teste no app tal como foi feito no computador.
Comparando os testes do resultado com as recomendações do Netflix
Apesar do teste funcionar para saber a velocidade máxima de sua conexão, a Netflix possui em seu site uma tabela com uma estimativa de qual será a qualidade obtida no serviço. Para verificá-la, acesse este link.
Nenhum comentário:
Postar um comentário