O MV Ever Given obstruiu uma das rotas marítimas mais importantes do mundo, depois que sua rota traçou uma forma de pênis no Mar Vermelho.
Um mega-navio de 200.000 toneladas métricas encalhou diagonalmente no Canal de Suez na quarta-feira, causando a mãe de todos os engarrafamentos. O MV Ever Given de 1312 pés de comprimento e 193 pés de largura está registrado no Panamá e atualmente é alugado pela empresa de navegação Evergreen, com sede em Taiwan.
Os observadores do navio notaram que o navio traçou uma forma fálica em sua rota no Mar Vermelho antes de entrar e ficar preso no Canal de Suez. Em um vídeo agora viral postado no YouTube na quarta-feira para o canal “VesselFinder”, a rota do MV Ever Given serpenteia pelo que parece ser uma representação grosseira da anatomia masculina.
Mas o chamado “ dick ship ” já teria atraído muitos olhos mesmo antes. Assim que deixou o Mar Vermelho para passar pelo Canal de Suez, a Autoridade do Canal de Suez disse que uma tempestade de areia com força de vendaval arrancou o controle do gigante de seus operadores, prendendo -o firmemente em toda a largura de uma das passagens comerciais mais importantes do mundo.
“Ventos fortes de 30 nós fizeram com que o navio de contêiner se desviasse de seu curso, supostamente levando ao encalhe”, confirmou Evergreen em um comunicado divulgado na quinta-feira. “A Evergreen pediu ao armador que investigue a causa deste acidente e trabalhe em estreita colaboração com a Autoridade do Canal de Suez e agências relacionadas para refluir o navio encalhado o mais rápido possível.”
O Canal de Suez é uma via navegável artificial inaugurada em 1869, ligando o Mediterrâneo ao Mar Vermelho. É utilizado por pelo menos 10% do comércio marítimo internacional por meio de uma média de 50 desses navios todos os dias, e seu bloqueio atual pode significar atrasos “catastróficos” nos embarques de petróleo, produtos manufaturados, alimentos, óleo e até mesmo vacinas contra o coronavírus.
“Por causa da COVID, você sabe o quanto as coisas ficaram lentas com a movimentação de mercadorias, e agora, de repente, você adiciona isso e terá um atraso para levar as mercadorias aos mercados”, disse o historiador marítimo Dr. Sal Mercogliano à Rádio BBC Hoje. “Dez por cento do comércio mundial passa pelo Canal de Suez e a média é de cerca de 50 embarcações por dia e estamos no segundo dia de não conseguir movimentar nenhuma embarcação.”
Os atrasos já causaram uma alta de 4,6% nos preços do petróleo. O presidente da Autoridade do Canal de Suez, almirante Osama Rabie, disse que “unidades de resgate e rebocadores continuam seus esforços” para libertar o navio. Pelo menos oito rebocadores estão atualmente envolvidos.
Fonte: youtube
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