No dia 2 de Setembro de 1945, o navio Duque de Caxias que regressava ao Brasil, com 162 oficiais e 1.636 Praças da FEB a bordo, vindo da Itália com destino ao Rio de Janeiro, atracou na "doca do Espanhol" junto à estação sul e sudeste do Terreiro do Paço, em Lisboa.
O governo português preparou logo um programa de comemorações e solenidades para o dia seguinte, que se iniciava com a condecoração da bandeira da FEB com a medalha de Valor Militar - Ouro -, com um grandioso desfile das tropas portuguesas e brasileiras na Avenida da Liberdade, terminando numa noite de convívio com fados.
No decurso destes dias, a população portuguesa brindou, confraternizou e aplaudiu os soldados brasileiros, acolhidos como irmãos e familiares.
Este episódio ficou eternizado pela imprensa, pelo Decreto- Lei que atribui à condecoração e, ainda, foi filmado para a posteridade.
Foto: O Presidente da República Portuguesa Marechal António Oscar de Fragoso Carmona no momento em que condecora a bandeira do Corpo Expedicionário Brasileiro com a medalha de ouro de valor Militar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário