A Torre Inclinada de Pisa na Itália é sem dúvida a mais famosa de todas as torres que se inclinam em ângulos alarmantes, mas não é a mais alta. Esse crédito pertencia à Torre Inclinada de Zaragoza, às vezes chamada por seu nome espanhol, Torre Nueva, na Espanha. Infelizmente, a torre não existe mais. Com 80 metros, a Torre Nueva construída na atual Plaza de San Felipe, era o ícone de Saragoça. Foi também a torre mais alta em tijolos no estilo mudéjar já construída.
A Torre Nueva foi construída em 1504 durante o reinado dos Reis Católicos. Tinha quatro seções. A primeira seção era uma estrela de 16 pontas. As restantes eram octogonais com contrafortes angulares, características destas torres do século16 e modelo e exemplo para outras torres, como a da Colegiata de Santa Maria la Mayor, município de Calatayud. O edifício foi decorado com figuras geométricas, cerâmica e aberturas com arcos pontiagudos. O topo de torre tripla com telhados de ardósia foi adicionado em 1749.
Pouco depois de construída, a torre começou a inclinar-se, possivelmente devido à pressa na construção do alicerce e do primeiro corpo. A parte sul da torre foi forjada mais rapidamente que a parte norte, o que causou uma diferença de tensão entre os dois lados, o que inclinou a torre. Tentou-se remediar reforçando a fundação, mas a inclinação foi mantida. No entanto, para alívio dos engenheiros, a torre manteve-se e logo se tornou o símbolo da cidade.
Em 1892, a Câmara Municipal de Saragoça decidiu derrubar a torre alegando que a torre poderia tombar a qualquer momento e, portanto, ser um perigo para as pessoas e edifícios nas imediações. A decisão foi contestada por muitos intelectuais, mas os esforços para salvá-la foram em vão. A torre foi desmontada no mesmo ano. Os tijolos da torre foram vendidos e muitos cidadãos os compraram como souvenir. Outros foram usados para construir novas casas.
Hoje, há apenas um memorial no local onde a torre ficava. Consiste no perímetro da torre delineado na calçada e uma escultura de um menino sentado na praça pavimentada, olhando para a torre como se ainda existisse.
Nenhum comentário:
Postar um comentário