A Alfa Romeo acaba de anunciar o renascimento do 33 Stradale “fuoriserie” (construção à medida), um verdadeiro “manifesto” das capacidades da marca italiana – agora e no futuro – em termos de estilo e experiência de condução.
Produzido em apenas 33 unidades exclusivas, de acordo com um processo artesanal único, o novo coupé de dois lugares combina a herança e o futuro da marca como símbolo do nobre desportivismo italiano.
Para tornar um sonho realidade, o ingrediente essencial é uma boa dose de coragem e uma saudável pitada de loucura.
Esta foi a mesma receita do automóvel considerado por muitos como um dos mais belos de sempre: o 33 Stradale, lançado em 1967.
Hoje, com a mesma ousadia e visão, a equipa da Alfa Romeo concebeu e desenvolveu o novo 33 Stradale, uma autêntica obra de arte em movimento, resultado da combinação perfeita entre beleza e tecnologia.
O seu objetivo é proporcionar a mais emocionante experiência de condução e o charme imortal de um ícone a um círculo muito pequeno de entusiastas, que acreditaram no projeto desde o início.
O novo 33 Stradale foi criado na recém-fundada “Bottega” da Alfa Romeo, onde os designers, engenheiros e historiadores da marca começaram por ouvir os potenciais compradores e depois produziram o automóvel em conjunto, exatamente da mesma forma que nas boutiques de artesãos renascentistas e nas oficinas dos anos 60 de reputados construtores de carroçarias italianos.
Nas palavras de Jean-Philippe Imparato, CEO da Alfa Romeo, que estará presente no Caramulo Motorfestival já na próxima semana: “Com o novo 33 Stradale, queríamos criar algo que estivesse à altura do nosso passado, que servisse a marca e que deixasse orgulhoso o público Alfisti.
Este resultado só poderia ter sido alcançado graças à competência, ao trabalho árduo e à paixão da nossa equipa, com o apoio da direção que tem a clara ambição de contribuir para escrever capítulos no futuro da marca, em pleno respeito pela sua história única.
Este é o primeiro automóvel ‘fuoriserie’ (construído à medida) da marca desde 1969 e prometo que não será o último.”
O epítome da “beleza necessária”
Produzido pelo Alfa Romeo Centro Stile, o novo 33 Stradale inspira-se no histórico modelo de 1967, enriquecendo a sua beleza escultural com alguns elementos de design da nova linguagem de estilo da Alfa Romeo.
O exterior apresenta um equilíbrio perfeito entre proporções, volumes e processamento das superfícies, e torna-se o epítome da “beleza necessária” da Alfa Romeo.
A dianteira tem um volume poderoso e musculado, onde se destacam o emblemático escudo e as formas complexas dos faróis com a sua base elíptica.
O perfil é dinâmico e esguio, com portas com abertura “elytra” e duas grandes entradas de ar laterais. A carroçaria é projetada para a frente, com superfícies modeladas de acordo com os critérios típicos da expressão formal da Alfa Romeo.
Além disso, graças à abertura angular das portas e ao grande tejadilho panorâmico envolvente, o condutor pode desfrutar de uma vista única, muito semelhante à do cockpit de um avião.
A visão de conjunto proporcionada pela abertura do capot e das portas reforça o carácter teatral do automóvel.
A traseira “brutal” é equilibrada pela frente sinuosa e a altura máxima não se situa ao nível do para-brisas, como em qualquer outro automóvel desportivo, mas sim a meio do tejadilho.
A zona traseira, em particular, exprime a força do automóvel, graças à sua traseira truncada, ao grafismo em forma de V e aos faróis traseiros redondos.
A eficácia aerodinâmica é confirmada por um Cx de 0,375 a Cz zero (downlift) – para uma grande precisão sem a ajuda de sistemas ativos.
Os interiores também se distinguem pelo minimalismo do design e dos materiais, todos eles concebidos com o objetivo de proporcionar o maior envolvimento possível na experiência de condução.
Em particular, o cockpit foi concebido com o objetivo de minimizar os componentes que poderiam distrair o condutor, como se pode ver pelo número limitado de comandos com uma utilização prática durante a condução e que se encontram na consola central.
Diretamente à frente do condutor encontra-se um ecrã, cujo design “telescópico” 3D envolve o condutor numa interação inédita.
O volante, desprovido de todos os seus botões habituais, oferece uma experiência de puro prazer de condução.
Tal como num cockpit de avião, os comandos estão localizados a diferentes níveis, na baixa consola central e num plano mais elevado, instalados no revestimento central no interior do tejadilho.
Os interiores estão disponíveis em dois níveis de acabamento: “Tributo” e “Alfa Corse”.
O tablier e o túnel central, inspirados na aviação, utilizam materiais como o alumínio, a fibra de carbono, a pele e a Alcantara.
Os bancos envolventes reinterpretam os do seu antecessor, garantindo conforto e ergonomia.
Cada detalhe foi concebido para criar um ambiente exclusivo e envolvente, mantendo a herança estética e técnica do 33 Stradale de 1967.
Uma experiência de condução única
A equipa da Alfa Romeo estabeleceu o ambicioso objetivo de oferecer uma experiência de condução semelhante à de um veículo de competição, mas num modelo adequado à utilização quotidiana em estrada, sem comprometer o conforto e a segurança de utilização, mesmo no dia a dia.
O novo 33 Stradale apresenta, portanto, o melhor da engenharia da Alfa Romeo, como se pode ver na suspensão de braços duplos com amortecedores ativos e na evolução do motor V6 2.9 litros.
A nova edição especial da Alfa Romeo pode ser equipada com um motor V6 biturbo com mais de 620cv ou pode vir associada a uma configuração BEV com mais de 750cv.
A performance é excelente em ambas as versões. A sua velocidade máxima é de 333 km/h e a aceleração dos 0 aos 100 km/h é feita em menos de três segundos.
A suspensão de braços duplos com amortecedores ativos e o sistema de elevação do eixo dianteiro asseguram o comportamento e o conforto de utilização esperados.
O sistema de travagem Alfa Romeo Brake-By-Wire e os travões de carbono-cerâmica da Brembo oferecem igualmente uma performance de alto nível.
A estrutura em forma de H em alumínio e o monocoque em fibra de carbono garantem rigidez e leveza.
Para assegurar as elevadas exigências de rigidez e segurança, foi concebida uma estrutura de tejadilho em fibra de carbono e alumínio, com portas do tipo borboleta com dobradiças especiais.
As molduras das janelas também são feitas de fibra de carbono e o vidro traseiro é em policarbonato.
A afinação do automóvel será apoiada pelo piloto de Fórmula 1 Valtteri Bottas na lendária pista de Balocco, trazendo assim a experiência da disciplina máxima do mundo da competição para a condução quotidiana e assegurando o inconfundível comportamento da Alfa Romeo.
Os primeiros encontros com potenciais compradores foram realizados no Grande Prémio de Monza de 2022, onde colecionadores e fãs da marca puderam apreciar os primeiros esboços do automóvel, criados através da paixão e orgulho do Alfa Romeo Centro Stile.
A ideia de ressuscitar o ícone tocou tão profundamente estes fãs que, em poucas semanas, as 33 unidades já tinham sido vendidas, convertendo desde logo este automóvel num ícone instantâneo.
Fonte: Alfa Romeo
Nenhum comentário:
Postar um comentário