Biologia sintética: a próxima grande aposta da tecnologia

 GalileuCPParty

Entenda como a síntese molecular e manipulação celular podem trazer revoluções à computação

29 de Janeiro de 2013
 Na primeira cena veiculada do filme biográfico sobre Steve Jobs, o ex-CEO da Apple questiona Wozniak, seu parceiro em começo de carreira, sobre o futuro dos computadores domésticos. Um é otimista, o outro, pessimista. 


A história mostrou quem estava certo -- a ponto de Jobs ser exemplo até para palestras sobre biotecnologia, como hoje, segundo dia de Campus Party 2013.

"São movimentos que tentam fazer com a biologia sintética o que foi feito com a computação", diz Carlos Hotta, um dos palestrantes da mesa "Biologia sintética: Hackeando organismos vivos". O cientista da Universidade de São Paulo refere-se àquilo que acredita como sendo o próximo grande passo da tecnologia.

A área vangloriada pelo pesquisador é, segundo ele, uma união entre engenharia e biologia. Traçando paralelos entre o mundo celular e o mundo digital, Hotta vê o DNA como informação que pode ser modificada. "Manipulando software a gente consegue manipular hardware", diz.

O hardware a que ele se refere pode ser qualquer organismo, de bactérias a corpos humanos. O grande avanço, contudo, é a chande de popularização dessas tecnologias, antes restritas a grandes centros de estudos e universidades, conta Horta.

Sob o termo "DIY Biology" (ou Biologia do Faça-Você-Mesmo), o pesquisador mencionou exemplos como o site Foldit, em que usuários criaram uma nova sequência protéica. Crowdsourcing aplicado à biologia.

Outros casos incluem uso de impressoras 3D, laboratórios coletivos e sistemas que popularizem manipulação de unidades orgânicas como linhas de código. Se ainda assim a produção for algo inacessível a muitas pessoas, Hotta ressalta o consumo dessas técnicas. "Num futuro você vai tomar uma pílula que diagnostica todas as suas doenças", afirma o pesquisador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM DESTAQUE

GUSTAVO CONDE, DE PORTUGAL, SOBRE BOLSONARO

"Eu não queria dizer isso. Pode ferir sensibilidades, desmanchar castelos de areia, coisa e tal. Mas, que se dane. O fato, nu e c...

POSTAGENS MAIS ACESSADAS