A NASA já está anunciando o primeiro voo de exploração da espaçonave Orion em uma fantástica animação. A Orion é uma nova espaçonave que terá tripulação e capacidade de, levada por um novo veículo espacial, aterrissar na Lua, observar de perto asteroides ou mesmo baixar em Marte, se agência espacial americana assim decidir.
O voo de exploração, não tripulado, deve ocorrer em 2017, e será o primeiro teste de voo integrado tanto da própria Orion como do novo Space Launch System, o veículo que substituirá os já aposentados ônibus espaciais. Pode-se ver, na animação, que o Space Launch sai de sua base na Terra, vai descartando partes de sua estrutura, libera o seu “nariz”, onde se aloja a Orion, e depois deixa a espaçonave fazer seu trajeto em órbita terrestre, também fazendo descartes em seu retorno, até pousar suavemente no mar.
O interessante é que o módulo de serviço da Orion, o ATV (Automated Transfer Vehicle), onde estão encaixados os paineis solares e instalados muitos outros mecanismos importantes, não foi fabricado nos Estados Unidos, mas pela Agência Espacial Europeia, a ESA, um consórcio formado por 20 países. Os três ATVs existentes são responsáveis pelo reabastecimento da Estação Espacial Internacional (ISS).
Nenhum comentário:
Postar um comentário