Empresas criam plataformas para autor publicar seu livro gratuitamente
Quando o professor Marco Aurélio Rodrigues Freitas decidiu transformar uma de suas pesquisas acadêmicas em livro, se deparou com um dilema: o que fazer para publicar a obra?
O questionamento de Marco é comum entre autores iniciantes que, assim como ele, almejam publicar um livro, mas não sabem o que fazer após a conclusão do texto. Esse caminho - que envolve a preparação textual, diagramação, edição, registro intelectual, logística de distribuição e comercialização - é tradicionalmente executado pelas editoras. Contudo, o caminho, é longo e, por vezes, incerto. O período de espera para análise da obra de um novo autor nas editoras pode demorar meses e até anos.
Pensando em auxiliar escritores que vivenciam tal situação, algumas empresas têm apresentado ferramentas que possibilitam ao autor publicar sua obra com facilidade, sem qualquer custo. Há quase quatro anos no mercado editorial, o Clube de Autores inovou o segmento de editoração de livros, permitindo que os autores tenham autonomia para publicar. "Estamos proporcionando a democratização do segmento. O mercado editorial tomou um rumo estranho no passado, maltratando justamente o seu principal protagonista - o autor", diz Ricardo Almeida, diretor presidente do Clube de Autores.
Com 12 mil autores cadastrados e mais de 20 mil livros publicados, o Clube consiste em uma plataforma na qual o autor define a identidade e as características que deseja para sua obra (título, categoria, sinopse, formato e-book ou livro, acabamento, papel, impressão). "A cada escolha, o sistema determina o custo base do exemplar. Sobre esse valor, o autor diz quanto quer ganhar em direitos autorais, ou seja, se o custo de um determinado tipo de livro for R$ 10 e o autor quiser mais R$ 10 como direitos autorais, o preço final será R$ 20", explica Ricardo. Outro ponto que ele determina é a comercialização da obra em parceiros do Clube, como livrarias e GooglePlay.
Autor de contos e crônicas e blogueiro, Rob Gordon tem dois livros publicados pelo Clube de Autores, que conheceu a partir de pesquisas na internet. "Gosto bastante da plataforma editorial deles, que oferece liberdade para os autores. E com custo zero, o que é importante para quem está começando", conta Rob Gordon.
Com uma plataforma semelhante ao Clube de Autores, a PerSe é uma empresa que atua, desde maio de 2011, no segmento de publicação gratuita para novos autores. O conceito foi importado de empresas nos Estados Unidos e Europa - locais onde já existia esse tipo de serviço, como olulu.com, bubok.com, yoescribo.com e createspace.com. "PerSe é uma plataforma web de publicação e comercialização de livros e e-books para autores independentes. O autor é quem faz sozinho a publicação do seu livro - Per Se vem do latim e significa 'por si mesmo'", define o diretor-geral da ferramenta Antonio Hercules Junior.
A PerSe também possibilita gratuitamente que o autor, através de cadastro em seu site, defina o que deseja para sua obra. A diferença para o anterior é que do valor estipulado de royalties sobre venda; 25% é da PerSe. O escritor pode, inclusive, disponibilizar o livro em formato digital para download gratuito.
Com 10 livros disponibilizados na loja virtual da PerSe, Valdeck Almeida de Jesus é um autor que também conheceu a plataforma pela internet. Segundo ele, o que o atraiu era que a empresa, além de fazer a publicação, oferecia suporte. "A PerSe, além de publicar on-line, participa de eventos literários como bienais, feiras e encontros", destaca Valdeck.
Partindo da premissa de transformar um problema em oportunidade, Pedro Drummond criou aMesa do Editor, outra empresa que desponta como alternativa para o mercado editorial tradicional. "Como autor, era frustrante enviar cópias do livro para diversas editoras e ver que ele nem era sequer aberto", conta Pedro. Isso o impulsionou a estudar o mercado e criar, há 7 anos, a ferramenta que funciona como mediadora do contato entre editoras, agentes literários e escritores.
O portal Mesa do Editor dispõe de um cadastro com 35 mil autores, 13.800 editoras e 2.300 agentes literários, espalhados por 150 países e já acertou a publicação de 1700 obras. Para o autor interessado em apresentar seu livro para um agente ou editora, basta se cadastrar e fazer o upload de parte ou da íntegra de sua obra. Existem planos gratuitos, com pouca visibilidade, e assinaturas semestrais e anuais, com divulgação constante e sem limitação geográfica. Segundo Pedro, o autor pode colocar quantas obras desejar, tanto no plano gratuito quanto por assinatura.
Buscar alternativas às vias tradicionais do mercado editorial, portanto, pode selar o destino de diversos autores iniciantes e de suas obras, enviando-as definitivamente de gavetas ou arquivos de computadores para estantes - reais ou virtuais.
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