O resgate do Costa Concordia
O que não faz uma engenharia competente e criativa, hein?
Em Janeiro de 2012. o navio de cruzeiro Costa Concordia bateu numa rocha ao largo da costa de Isola del Giglio, no Mediterrâneo. 30 pessoas a bordo do maior naufrágio de passageiros de todos os tempos perderam suas vidas, e 2 ainda estão desaparecidas. Quase um ano depois, os destroços ainda estão assentados na costa italiana, e na sua maior parte submersos.
Porque o Costa Concordia está em um parque marinho nacional de recifes de coral protegido, ele deve ser removido da área para que ele possa ser desmontado, o que representa inúmeras dificuldades.
Em um relatório sobre os esforços para remover os destroços, Leslie Stahl do noticiário 60 Minutos visitou o local e achou a operação de resgate notável, a qual tem um preço de US $ 400 milhões (quanto será que vale este navio?).
Não só é o mais arriscado plano de resgate, como o mais complicado, e mais caro já realizado, mas ninguém tem certeza se ele vai funcionar. O navio que esta preenchido com água do mar pesa 60.000 toneladas.
Ele está assentado em dois picos de montanhas submarinas. 65 por cento dele está abaixo da superfície.
O naufrágio é uma cena oficial de crime.
A operação, que vai custar cerca de US $ 400 milhões, está sendo pago pelas companhias de seguros.
O plano é para girar o barco na posição vertical sobre uma plataforma submarina.
Em seguida, o farão flutuar, elevando a maior parte da sua estrutura acima da superfície.
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Dai então ele poderá ser rebocado.
Antes de entrar no navio inclinado, os trabalhadores tiveram um curso de escalada em montanha durante 4 dias.
A plataforma submarina está sendo construída no norte da Itália. A armação deve ser transportada através do Mar Adriático, em torno da bota da Itália e até o local do naufrágio.
A armação que pesa três vezes mais do que a Torre Eiffel será fixada no fundo do mar.
A broca de perfuração será encerrada num tubo de grande porte, para manter os detritos sem contaminar a área protegida.
Por enquanto, o navio é mantido no lugar por cabos de aço, mas as tempestades fortes pode desalojá-lo. Em seguida, ele afundaria mais ao fundo do mar, tornando a operação de resgate quase impossível.
111 mergulhadores de resgate estão trabalhando atualmente na operação de resgate todo o dia, em turnos de 45 minutos. Eles ligaram os cabos que
prendem o navio onde ele está.
Todos eles vivem em barracas flutuante, ao lado do local do naufrágio.
Como exatamente os trabalhadores girarão o Costa Concordia para a plataforma? O plano envolve essencialmente "soldando um navio novo ao naufragado", conforme os Relatórios Stahl.
O novo "navio" será composto de enormes caixas de aço ocas.
Chamado estabilizadores, maiores que 11 andares de altura.
9 irão ser soldados sobre a face exposta do navio, com apenas 2,5 cm entre eles.
Em seguida, os cabos de aço vão ser ligados dos estabilizadores à plataforma.
Mais estabilizadores serão soldados para no outro lado do navio.
Uma vez que o navio estiver em pé, os flutuantes extras devem fazê-lo flutuar.
O navio vai ser içado no próximo verão. Uma vez que o processo se inicia, não há qualquer maneira de parar com isso, mesmo se algo der errado.
Outro plano reserva é de desmontá-lo onde ele se encontra, a um custo enorme para o meio ambiente local.
Se tudo correr bem, o "Costa Concordia" será cortado para sucata, longe de Giglio. Ele é tão grande, que o processo vai demorar 2 anos.
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