24/042013►PF vai pedir quebra de sigilo bancário de ex-secretário de Lula

Extraído de: Folha Online  - 8 horas atrás

DE BRASÍLIA

A Polícia Federal em Minas Gerais vai pedir a quebra de sigilo bancário de Freud Godoy, secretário pessoal do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no início do seu governo.

O pedido faz parte de inquérito aberto em Minas para apurar gastos de todas as empresas do empresário Marcos Valério, condenado pelo STF (Supremo Tribunal Federal) por operar o esquema do mensalão.

  • Valério depõe em inquérito que investiga Lula no mensalão
  • PF instaura inquérito para apurar envolvimento de Lula com mensalão
  • Painel: Inquérito sobre Lula divide PF e procuradores
  • Saiba quais são as penas de cada réu no julgamento do mensalão

O inquérito sobre a participação do ex-presidente foi aberto após o ministro Joaquim Barbosa remeter depoimento do empresário para a primeira instância.

Moacyr Lopes Junior - 29.set.06/Folhapress Freud Godoy, que fazia a segurança do ex-presidente Lula O pedido de quebra de sigilo se baseia em depoimento do próprio Valério à Procuradoria-Geral da República, no qual ele afirmou ter repassado dinheiro a uma empresa de Godoy para bancar despesas pessoais de Lula. A Folha ainda não teve resposta do advogado de Godoy sobre o pedido.

Paulo Okamotto, diretor do Instituto Lula e amigo do ex-presidente, disse na época do depoimento de Valério que o dinheiro pode ter sido usado para pagar despesas de viagens do ex-presidente durante campanha eleitoral. A transferência de dinheiro de Valério para Godoy já era conhecida. A CPI dos Correios, em 2005, identificou um repasse de dinheiro para a firma de Godoy em 2003.

Em oficio para a PF, o Ministério Público Federal pediu que a polícia tente descobrir no que o dinheiro foi gasto. No ofício, a Procuradoria chama o depoimento de Freud de desnecessário.

Valério, que havia sido ouvido por procuradores em setembro, voltou a depor ontem à Polícia Federal sobre o caso.

A investigação já divide membros da PF e do Ministério Público Federal, em meio às discussões da PEC 37, que retira o poder de investigação do Ministério Público.

No caso do depoimento de Valério feito em setembro e que resultou em abertura de inquérito pela PF, os delegados reclamam que tiveram que refazer o trabalho dos membros do Ministério Público.

Os policiais alegam que os procuradores não souberam fazer as perguntas necessárias para esclarecer os fatos denunciados pelo operador do mensalão.

A Procuradoria da República do Distrito Federal havia determinado a abertura da investigação baseada no depoimento de Valério.

É a primeira vez que será aberto inquérito criminal para investigar se Lula atuou no mensalão.

... ver notícia completa em: Folha Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM DESTAQUE

MADURO FOI CAPTURADO NESTA MADRUGADA PELOS "EUA", EM ATAQUE SURPRESA NA VENEZUELA.

  Explosões são sentidas em Caracas, na madrugada deste sábado, em meio ao ataque americano.  (Foto:   EFE ) EUA capturam ditador Maduro...

POSTAGENS MAIS ACESSADAS