Não foi à toa que Peter Jackson rodou todos os filmes da saga O Senhor dos Anéis (2001-2003) e parte de O Hobbit: Uma Jornada Inesperada(2012) em sua Nova Zelândia natal.
O país da Oceania é privilegiadíssimo em paisagens naturais de fazer o queixo cair, que serviram à perfeição como os cenários fantásticos para os personagens criados pelo escritor inglês J. R. R. Tolkien (autor dos livros que originaram os longas-metragens).
E entre os rincões paradisíacos neozelandeses escolhidos como locações por Jackson encontra-se o Parque Nacional de Tongariro.
Mordor e outras locações
Primeiro parque do gênero no país – estabelecido em 1887 -, é considerado pela Unesco Patrimônio da Humanidade. Localiza-se no centro da North Island, a ilha mais ao norte entre as duas principais que formam a Nova Zelândia.
Para fãs da célebre trilogia o status de Tongariro vai além. Trata-se de lugar de peregrinação: Mordor, horrendo e rochoso lar do vilão supremo Sauron, foi reproduzido em um de seus montes vulcânico; Ithilien, a “Lua-Terra”, ganhou vida nas proximidades das cataratas de Mangawhero, também situadas no interior do parque.
Acampando e filmando
Cinegrafista amador, o neozelandês Bervan Percival resolveu transformar sua paixão por Tongariro em um vídeo com técnica time-lapse, rodando em 25 fotogramas por segundo. A riqueza de detalhes visuais obtida é espetacular, incluindo geisers “dançantes”, o sol nascendo por trás de nuvens em fúria e um céu maravilhoso repleto de estrelas.
“Na Nova Zelândia temos muita sorte por contar com este tipo de cenário, quando a noite é clara”, diz Percival, que no clipe aparece acampado em sua barraca. “Vale a pena passar as noites frias ao léu quando se pode ver algo tão grande como isso”. Valeu mesmo, confiram. A música utilizada de trilha sonora para o vídeo é “Go Beyond”, de Ben and Matt Hales.
Nenhum comentário:
Postar um comentário