◘ ONU VAI INVESTIGAR TRAGÉDIA DE MANIANA.

Vista da devastação provocada pelo rompimento da barragem da mineradora Samarco no distrito de Bento Rodrigues, em Mariana (MG)

 ONU vai investigar tragédia de Mariana

Vista da devastação provocada pelo rompimento da barragem da mineradora Samarco no distrito de Bento Rodrigues, em Mariana (MG)(VEJA.com/Divulgação)

A partir desta segunda-feira, o Grupo de Trabalho das Nações Unidas sobre Empresas e Direitos Humanos inicia sua primeira visita oficial ao Brasil para investigar o comportamento de empresas de mineração e do governo no desastre que atingiu a cidade de Mariana, em Minas Gerais. 

A viagem já estava marcada antes da tragédia que aconteceu em 5 de novembro, mas ganhou novos contornos com o caso. A organização quer saber se existem medidas suficientes para prevenir e solucionar violações a direitos humanos no âmbito das atividades empresariais. 

"O Brasil é a 7ª maior economia do mundo e, portanto, possui uma função de destaque nos âmbitos regional e global. 

Estamos muito interessados em conhecer as medidas adotadas no país para prevenir e solucionar violações a direitos humanos relacionadas a atividades empresariais", disse Pavel Sulyandziga, especialista em direitos humanos e um dos membros da delegação. 

A equipe de peritos também vai passar por Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Altamira e Belém, antes de a viagem chegar ao fim, no dia 16 de dezembro. 

Um informe final será apresentado para a ONU em junho do ano que vem. 

O grupo ainda promete inspecionar os grandes projetos de desenvolvimento, entre eles os Jogos Olímpicos que serão realizados no Brasil no ano que vem. (Com Estadão Conteúdo)
LEIA TAMBÉM:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM DESTAQUE

SALÃO MOTORCLÁSSICO REGRESSA Á CORDOARIA EM MARÇO.

  O Salão Motorclássico, dedicado ao  universo dos veículos clássicos , regressa à Cordoaria Nacional, em Lisboa, nos dias 20, 21 e 22 de Ma...

POSTAGENS MAIS ACESSADAS