Cientistas de uma universidade australiana descobriram um efeito negativo em crianças cujas mães consumiram álcool durante a amamentação.
Um grupo de cientistas relacionou o consumo de álcool em nutrizes com problemas cognitivos em seus filhos. O trabalho incluiu mais de 5.000 crianças e mães australianas, que desde 2004 foram monitoradas a cada dois anos. Crianças cujas mães beberam álcool durante a amamentação demonstraram regressão cognitiva e habilidades de raciocínio piores.
"Quanto mais álcool as mulheres consomem, ou quanto mais arriscam seus hábitos (excessivos) de consumo de álcool durante a amamentação, menor a capacidade de raciocínio abstrato de seus filhos aos 6 ou 7 anos", disse ela. Autor do estudo, Louisa Gibson, estudante de doutorado em neuropsicologia na Universidade Macquarie de Sydney (Austrália).
Gibson acrescentou que há vários fatores que poderiam explicar como o consumo de álcool pelas mães que amamentam afeta as habilidades mentais de seus filhos. Primeiro, ele sugeriu que a bebida pode danificar diretamente as células cerebrais da criança . Mais tarde, ele alertou que também pode de alguma forma alterar o conteúdo nutricional do leite materno, causando uma deficiência alimentar precoce na criança.
É importante notar que, embora o estudo tenha encontrado uma associação, não demonstrou uma relação de causa e efeito, observa MedicalXpress. Além disso, o efeito pode não ser duradouro, uma vez que quando as crianças foram submetidas a um exame entre 10 e 11 anos, essa ligação não era mais tão evidente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário