Jovens americanos
se suicidam mais depois de seriado na Netflix e não sabemos por quê: estudo
De acordo com
um estudo dos Institutos Nacionais da Saúde (NIH) dos EUA, a taxa de suicídios
de jovens norte-americanos aumentou em quase um terço no mês seguinte à estreia
do popular seriado da Netflix “13 Reasons Why” (na versão brasileira, “Os Treze
Porquês”), em 2017.
O enredo conta
a história de uma adolescente que deixa para trás uma série de 13 fitas
descrevendo por que ela decidiu tirar sua própria vida.
Os autores
disseram que o estudo tem limitações e que eles não podem estabelecer um nexo
causal direto entre o seriado e o aumento das taxas de suicídio, ou excluir
outros fatores.
Vale mencionar
que uma pesquisa anterior descobriu que “13 Reasons Why” estava associado a um
risco reduzido de lesões autoprovocadas em alguns adultos jovens.
Os dados
A taxa de
suicídio em abril de 2017 foi 28,9% maior entre os jovens dos EUA entre 10 e 17
anos do que seria esperado com base em tendências observadas em anos anteriores.
A pesquisa descobriu que as taxas de suicídio para
crianças de 10 a 17 anos também foram maiores no resto do ano, resultando em um
adicional estimado de 195 mortes por suicídio de abril a dezembro de 2017
versus expectativas baseadas em anos anteriores.
O aumento foi
impulsionado principalmente por jovens rapazes.
Netflix
Um porta-voz da
Netflix disse que a empresa havia acabado de ver o estudo e estava revisando-o.
“É um tópico extremamente importante e temos trabalhado duro para garantir que
lidamos com essa questão delicada com responsabilidade”, disse.
O porta-voz
também afirmou que a pesquisa está em conflito com uma descoberta recente de
uma equipe da Universidade da Pensilvânia (EUA).
Nesse estudo com
jovens de 18 a 29 anos, os cientistas descobriram que os estudantes que
assistiram toda a segunda temporada de “13 Reasons Why” eram menos propensos a
relatar pensamentos suicidas do que aqueles que não assistiram à série.
Cuidado com elementos gráficos
O último episódio
da primeira temporada mostrou a protagonista cortando seus pulsos em uma
banheira. A cena gráfica causou uma reação entre pais e profissionais de saúde,
o que levou a plataforma Netflix a colocar avisos adicionais aos espectadores e
direcioná-los a grupos de apoio em 2017.
Uma segunda
temporada foi lançada em maio de 2018 e uma terceira já foi encomendada pela
companhia.
O
presidente-executivo Reed Hastings defendeu a renovação da terceira temporada
em uma reunião de acionistas em junho de 2018. “’13 Reasons Why’ foi muito
popular e bem-sucedida. É um conteúdo envolvente. É controverso. Mas ninguém
tem que assistir”, argumentou.
Os pesquisadores apoiados pelo NIH disseram que
suas descobertas “devem servir como um lembrete para se estar atento aos
possíveis impactos não intencionais da representação do suicídio e como um
apelo à indústria do entretenimento e à mídia para que usem as melhores
práticas ao se envolver com esse tópico”. [Reuters]
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