Os automóveis de competição são desenvolvidos para um propósito, que é serem rápidos e eficazes em pista. Quando o deixam de o ser, são encostados a um canto e muitas vezes até são desmantelados, quando não há nenhuma competição onde possam competir. Com o passar dos anos, ficam esquecidos até que alguém os encontra e os restaura, tanto para competir nos eventos de clássicos, como para o ter simplesmente na garagem. Dessa forma este raro Daren Mark III, que competiu no início dos anos 70, foi encontrado e procura um novo dono.
Este automóvel está equipado com o motor V8 derivado da Fórmula 1 e do Tasman Championship, com bastante sucesso nestes, o BRM P56 construído todo em alumínio, com quatro árvores de cames, duas em cada cabeça, e injecção de gasolina.
Originalmente, este motor tinha 1498 cc de cilindrada e debitava 220 cv às 11.750 rpm, nas especificações de Fórmula 1, onde Graham Hill venceu o campeonato de 1962 e a BRM venceu nos construtores, continuando a ser utilizado até 1965. Para o campeonato Tasman de 1966, o motor foi modificado, inicialmente para os 1880 cc, posteriormente para os 1998 cc e, finalmente, para os 2070 cc. Com a evolução dos motores de Fórmula 1, esta passou a admitir motores de 3.0 litros de cilindrada e assim, a versão de 2.0 litros do motor P56 encontrou lugar na categoria até 2.0 litros do Grupo 6.
Um dos automóveis que recebeu a motorização P56 da BRM foi o Daren Mark III, um automóvel desenhado por John Green com base num chassis em alumínio e aço, substituindo o Mark II, lançado em 1971 e construído na Palliser. Ao todo, oito exemplares foram construídos. Este exemplar, com o chassis número 71/3/P6, foi adquirido por Jack Wheeler, competindo com ele em várias provas pela Europa e, em algumas, com a companhia de Martin Davidson. Mas, após uma falha mecânica, em 1973, o automóvel foi guardado, onde permaneceu durante 47 anos.7
A Bonhams iria oferecer este automóvel em leilão, no próximo dia 29 de Março, num evento organizado em Goodwood, para membros do clube, mas este foi cancelado. Todavia o leilão irá realizar-se na mesma, mas não na forma presencial. O valor estimado da venda do Daren-BRM Mark III está entre os 16 e os 27 mil euros. O motor original, com o número 12302, assim como a caixa Hewland FG400 com o número 012, também estão disponíveis para compra, apesar de serem adquiridos à parte do automóvel e desmontados, com valores de 33 a 44 mil euros para o motor e 5.500 a 11 mil euros para a caixa de velocidades.
TAGS: Bonhams BRM P56 Daren Mark III
Nenhum comentário:
Postar um comentário