O Ford GT foi apresentado como concept-car em 2002, tendo sido desenhado por Camillo Pardo, o designer do estúdio “Living Legends” da Ford e como parte do programa de fazer reviver os nomes famosos da marca, como Mustang e Thunderbird.
Similar ao GT40, que venceu por quatro vezes
consecutivas a mítica prova das 24 Horas de Le Mans, o GT é, no entanto, mais
comprido, mais largo e mais alto. Ao manter as proporções, esta semelhança com
o original é mais aparente do que o que é na realidade. Carrol Shelby, o
criador do Cobra, foi contratado pela Ford para supervisionar o desenvolvimento
do protótipo.
A produção começou em 2004 em Wixom, Michigan e a
primeira série durou somente dois anos, até 2006, tendo sido produzidas 4038
unidades, das 4500 inicialmente previstas. Quando o GT foi anunciado, com um
preço sugerido de 139.995 dólares, a procura era largamente superior à oferta,
tendo as primeiras unidades sido vendidas a preços premium, algumas a atingir valores de mais 100 mil dólares sobre o
preço aconselhado.
O GT apresentou uma série de novidades, pelo menos
para a época e para a marca, como painéis de carroçaria em alumínio, consola
central em magnésio, portas feitas de um painel único, entre outros. Os travões
são pinças fabricadas pela Brembo e discos ventilados e perfurados nas quatro
rodas. O motor, um V8 de 5.4 litros de capacidade, desenvolve 550 cv às 6500
rpm e o binário máximo, de 678 Nm, chega às 4500 rpm, graças ao compressor
volumétrico Eaton. Faz parte da família de motores modulares da marca e é
integralmente construído em alumínio. Utiliza um sistema de lubrificação por
cárter seco, o que possibilita que esteja montado na baía do motor numa posição
bastante baixa.
Como curiosidade, uma das dificuldades da Ford com
o GT foi relativamente ao nome do modelo. O nome “GT40” era propriedade de uma
empresa inglesa que construía réplicas deste modelo na década de 80. Quando a
produção parou, as peças remanescentes, ferramentas e os direitos do nome foram
vendidos a outra empresa em Ohio, Estados Unidos. Esta licenciou a utilização
do nome “GT40” para o concept-car inicial, em 2002. Quando a Ford decidiu avançar para
produção, as negociações entre as duas empresas não chegaram a bom porto, pelo
que os automóveis de produção têm a designação “GT”.
Veja a galeria em baixo com algumas das melhores imagens do Ford GT.
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