CONHEÇA ◘ CIDADE DE ZIGURATS ((1)) ► COMO TUDO COMEÇOU.

Como tudo começou

Toda boa história tem um começo no mínimo marcante, aquele ponto que define um antes e um depois no percorrer da trama, não é mesmo? E quando falamos de construir uma cidade nova, com certeza estamos falando de uma grande história. É isso o que queremos te contar hoje, o começo de uma grande história, o porquê de existir a Cidade de Zigurats.

Mas, primeiro, vamos fazer uma pesquisa rápida para verificar que tão revolucionário e estranho é decidir criar uma cidade hoje em dia.

Nas últimas décadas tem se evidenciado a criação de cidades planejadas ao redor do mundo.

“Uma cidade criada num terreno previamente não urbanizado, com um proposito determinado e de acordo com um plano urbanístico global. Onde o seu desenvolvimento depende de uma decisão administrativa e não do movimento natural da população”.

Aliata Fernando (2013)

E com certeza você já conhece alguma delas:

Em sequência, acima, da esquerda para direita: Brasília (Brasil); Brøndby Haveby (Dinamarca); Camberra (Austrália) ; El Salvador (Chile); Palmanova (Itália); Sun City (EUA)

Muito legal, né?

No começo foram iniciativas que dependiam dos governos por eles terem a jurisdição para criá-las. Mas já em 2003 pesquisadores constatavam que, em algumas regiões metropolitanas da América Latina, estava se iniciando uma enorme expansão dos processos de surgimento de cidades privadas em distintos países da região, marcando assim o ponto de partida de uma nova etapa de planejamento e desenvolvimento urbano nas sociedades.

Mas o que é exatamente uma cidade privada?

“É um conjunto urbanístico formado por edificações e sistemas de vida onde o financiamento, planejamento e organização dependem de uma instituição ou órgão privado, que regula o desenvolvimento, mede o crescimento e define as caraterísticas que a cidade terá”

Mertins, G. (2003)

Pronto, agora deu para perceber que não é nem algo utópico, nem coisa de ficção científica?

Então agora sim, vamos falar de Zigurats, uma cidade que surge como um projeto urbanístico desenvolvido de maneira independente pela associação de pesquisa brasileira Dakila Pesquisas:

Lá pelo ano 1997, na região de Corguinho, Mato Grosso do Sul, Dakila Pesquisas acabava de ser criada (naquela época, com o nome Projeto Portal), no intuito de reunir aquelas pessoas que gostavam de questionar as coisas, de buscar repostas, aqueles que perceberam ao longo do tempo que existiam coisas além.

De modo geral, o grupo se uniu porque entendia que havia coisas por descobrir sobre a vida, sobre os universos e sobre si mesmas. Foi então quando a associação começou a reunir pesquisadores do mundo todo que, pouco a pouco, foram criando e desenvolvendo pesquisas, estudos, treinamentos e tecnologias.

Algum tempo depois, esses buscadores começaram a perceber a necessidade de colocar na prática as coisas que estavam descobrindo, um lugar que representasse o propósito do trabalho que estavam fazendo e que ainda iriam fazer.  Foi então, quando surgiu a iniciativa de construir uma cidade.

Como assim uma cidade?

É, mas não qualquer cidade. Uma cidade modelo, onde cada detalhe fosse planejado, onde cada componente que normalmente compõe uma sociedade fosse resultado de pesquisas desenvolvidas pelo grupo.

A intenção era criar uma cidade totalmente distinta dos padrões já estabelecidos em todos os sentidos.

Desde o formato das casas, com base nas pesquisas de arquitetura, engenheira, matemática e bio-construção, até a maneira de se alimentar ou de gerar energia, com pesquisas nas áreas de malha eletromagnética, energia livre, agricultura e nutrição.

Um experimento social, onde conseguissem verificar de forma tangível como inovações baseadas em novos conhecimentos poderiam impactar de forma positiva no desenvolvimento de uma sociedade.

E foi o que fizeram…

Entre os anos 2000 e 2001, conseguiram um terreno adjacente com sua sede principal. Quem esteve presente nessa época ainda lembra que era impossível imaginar que nesse lugar tão cheio de mato, pedras e desníveis, ao qual era tão difícil de chegar, um dia existiria uma cidade. Larissa Kautzmann, pesquisadora e coordenadora da associação comentou que o projeto foi pensado para ser desenvolvido unicamente pelos participantes de Dakila Pesquisas pois, o propósito de que a associação levasse adiante essa iniciativa era que todos fizessem parte da construção de uma cidade, o que só conseguiriam como grupo e trabalhando unidos.

Registro das primeiras demarcações dos lotes na cidade de Zigurats

Os pesquisadores lembram que uma das primeiras coisas que foi feita no local, foi um mutirão onde todos os presentes ajudaram a começar a demarcação dos lotes, um por um, colocando estaca por estaca.

Como era a região e os primeiros mutirões

E nesse processo também foi medido e definido o ponto exato onde seria o centro da cidade, onde estaria a maior construção que existiria nela, um monumento escalonado, centro comercial e centro principal de pesquisas na cidade.

Agora pense quem teve a oportunidade de estar lá na demarcação e agora pode ver no que se transformou e no que está se transformando cada dia.

Isso já é outro capítulo da história e, certamente, vamos contar em breve no site!

Nós vamos dar mais um pulinho lá entre os anos 2004 e 2005. Foi nessa época que se deu o início oficialmente a construção das primeiras casas, o que representou o verdadeiro início da edificação de uma cidade, da CIDADE DE ZIGURATS.

Mas de onde veio esse nome? ZIGURATS? O que é isso?

Uma das áreas de pesquisa da associação são as civilizações antigas, tendo, inclusive, expedições a distintos lugares do sistema Terra para descobrir, coletar dados e resgatar aquele conhecimento que foi deixado e acabou se perdendo no tempo.

Uai, o que isso tem a ver com o nome da cidade? TUDO.

Porque Zigurats é o nome utilizado para designar as construções escalonadas, que estão presentes em diversas civilizações como a Suméria, a Egípcia e a Maia. Civilizações que foram detentoras de conhecimentos avançadíssimos para a sua época e deixaram um legado que ainda está presente em diversas áreas do nosso conhecimento atual.

Viu que esse nome meio diferente, na verdade, é o que melhor representa o propósito que os pesquisadores tiveram de começar a cidade?

O que veio depois foi ver, frente aos nossos olhos, como uma cidade começava a se desenhar na paisagem do cerrado. E mais: com pessoas de distintas partes do mundo que começavam a chegar para morar, para pesquisar, para trazer e levar informações.

O Centro Tecnológico

Foi assim que, em 2010, Dakila Pesquisas inaugurou no ponto mais alto da cidade, seu próprio observatório astronômico, o primeiro do Mato Grosso do Sul, junto com o Centro Tecnológico Zigurats, firmando o propósito de que a cidade seja um núcleo de pesquisa independente, que gera, promove e compartilha conhecimento pro mundo.

Conforme os anos passam, novas pesquisas vão se aplicando na cidade.

Como no ano 2015, quando se projetou a primeira construção piramidal em pequena escala para estudar as vantagens deste tipo de construções. Esse “protótipo” funcionou como um experimento prévio para continuar em 2018 com o início da edificação do monumento escalonado no centro da cidade.

E assim, como tim tim por tim tim, os pesquisadores de Dakila Pesquisas estão construindo a cidade de ZIGURATS, projetada com arquitetura diferenciada e inovadora.

Segue com o claro objetivo de ser autossustentável na produção de alimentos, desenvolvimento tecnológico e humano, entre muitas outras coisas.

Começou como um sonho, mas juntos foram descobrindo que um sonho que se sonha junto, É REALIDADE.

“Nós queríamos deixar nosso legado, ter um legado ali junto com a população e que fosse algo diferente do que são as cidades aqui, que as coisas se pudessem realizar juntos, deixar nosso legado em Zigurats para a humanidade, essa foi nossa proposta”-

Larissa Kautzmann

A cada dia se escreve uma nova página nessa história, por isso convidamos você a ir descobrindo-a conosco. Portanto, continue ligado nas publicações desse site e aproveite para se inscrever na Newsletter e no Canal do Telegram para ser notificado rapidamente dos novos artigos:

https://cidadedezigurats.com.br/page/2/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM DESTAQUE

MED BED SKY PRINCE O TRATAMENTO COMEÇA 2 A 3 MESES APÓS O 'RV'.

  Medbed: Sky Prince O tratamento começa 2-3 meses após RV   Gostaríamos de apresentar in formações sobre Medbed do Sky Prince, que está env...

POSTAGENS MAIS ACESSADAS