Dean Jeffries foi um dos mais reputados pintores artísticos e personalizadores de automóveis da sua época, sendo ele próprio o responsável pela inscrição “Little Bastard” no Porsche 550 Spyder de James Dean, tornando-se num ícone da era dourada do movimento “Hot Rod”.
Em 1957, Dean adquiriu um Porsche 356A Carrera GS em segunda mão e começou a pensar em criar algo único e diferente com o seu automóvel, de modo a mostrar as suas capacidades, não só de pintura, como também de construção da carroçaria.
O Porsche 356A Carrera GS era a versão mais rápida do modelo, com adição do motor Type 547/1 retirado dos 550 Spyder de competição, desenvolvido em 1952 pelo Dr. Ernst Fuhrmann. Esse motor de quatro cilindros boxer e 1,5 litros de cilindrada, tem duas árvores de cames em cada cabeça, lubrificação por cárter seco, distribuição por rodas dentadas, dupla ignição e dois carburadores duplos Solex 40 PJJ, desenvolvendo cerca de 100cv às 6200 rotações por minuto.
Para a criação do seu 356, Jeffries começou pela remoção dos para-choques da frente e traseiro, assim como alongar a frente, para embutir nela os faróis. Na secção traseira do tejadilho, foram adicionadas umas saídas de ar, no capot do motor foi elaborada uma entrada de ar diferente e os farolins foram produzidos especificamente para este automóvel. No fundo, este 356 foi o primeiro do movimento conhecido hoje como “Outlaw”.
Durante o final dos anos 50 e 60, Jeffries ganhou 30 troféus de primeiros lugares em vários concursos com o seu 356, ocorridos na Califórnia. Para ele, este foi o automóvel que lançou a sua carreira de sucesso. Jeffries acabou por vender o 356 a Albert Nussbaum, em 1962, pintado de dourado, mas este acabaria no parque de automóveis apreendidos do FBI, pois Nussbaum era um assaltante de bancos que seria detido. Em 1966 seria adquirido por Randy Toole, que substituiu o raro motor por um mais convencional e pintou o automóvel de branco. Passou por mais dois proprietários até ser vendido, em 1971, ao proprietário que o manteve até 2018.
Foi na mão desse proprietário que o 356 receberia novamente um motor de duas árvores de cames em cada cabeça de um 550 Spyder, que competiu em Sebring em 1955. No entanto, o proprietário desse 550 Spyder sugeriu a troca do motor por um que tinha sido todo restaurado, para assim o seu automóvel ficar “matching numbers”.
O 356 construído por Dean Jeffries receberia então um motor de 1,6 litros com 125cv às 7200 rotações por minuto. Em 2008 o automóvel seria totalmente restaurado, apresentado o estado em que se encontra hoje.
A 24 de Agosto de 2018, este Porsche 356 único foi levado a leilão, pela Bonhams, tendo sido vendido por 365.848€, sem dúvida uma excelente adição para qualquer colecção de clássicos.
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