A Citroën sempre foi uma marca inovadora, iniciando a sua linhagem de modelos completamente acima dos seus rivais com o Traction Avant, sucedendo-se o fantástico Citroën DS. Toda a tecnologia da época culminou no coupé Citroën SM, lançado em 1970. Aproveitando o facto de ter adquirido a Maserati em 1968, a Citroën aplicou uma mecânica V6 da marca italiana no SM, para andamentos mais vivos..
Em 1976, foi fundada a SM World Ltd, por Jerry e Sylvia Hathaway, tornando-se numa oficina com o apoio oficial da marca francesa. Um dos seus clientes, Jon McKibben, um piloto de recordes de velocidades, teve a ideia de transformar um SM para o efeito devido à sua excelente aerodinâmica..
Pouco tempo depois, foi adquirido um SM de 1972, para ser transformado. A transformação iniciou-se pela sua desmontagem completa e posterior restauro, para garantir que todos os pontos estavam em condições. A mecânica inicial manteve-se, adicionando carburadores Weber 48IDA ao motor de três litros de cilindrada, para extrair cerca de 250cv. Com esta especificação, o SM conseguiu atingir os 243 km/h em Bonneville, em 1979..
Passado pouco tempo, foram adicionados dois turbos Garrett AiResearch, a uma pressão de 1,37bar, com o objectivo de atingir as 200 mph. Infelizmente, devido a adversidades com o tempo, somente em 1985 é que o SM conseguiria entrar no 200 mph Club e tornando-se no Citroën mais rápido do mundo, recorde esse que se acredita que se mantém.
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Em 1987, Sylvia passou para o volante do SM, entrando no mesmo clube ao atingir os 325 km/h, cerca de 202 mph, apesar de ter conseguido atingir os 332 km/h em qualificação. Esse recorde só foi batido após 23 anos.
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A história não poderia terminar, sem contar a do SM Pickup. Algures nos anos 80, o camião e o reboque que McKibben utilizava para transportar o SM foram roubados, no entanto, ao invés de adquirir outros, Jerry teve a brilhante ideia de contruir um SM para o efeito, ficado assim o conjunto muito mais bonito. Foi adquirido um SM e transformado em pickup, assim como iniciaram a construção de um reboque, com suspensão retirada de um SM também, com bateria própria para operar a suspensão. A todos os eventos que ia, o conjunto gerava bastante atenção perante os entusiastas, como não poderia deixar de ser.
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Após a sua vida activa da competição, o conjunto esteve em exposição em vários eventos e museus. .
A Gooding & Company levou o conjunto a leilão, onde incluía ainda uma mesa feita a partir do motor Maserati V6 onde o SM obteve o recorde de velocidade assim como o fato utilizado por Sylvia. .
O leilão terminou nos quase 170 mil euros, valor superior às expectativas iniciais, que situavam um valor máximo de 167 mil euros. Certamente uma adição fantástica em qualquer colecção de clássicos..
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