ARQUIVO DO BLOG

◘ CRIADOR DO 'EKRANOPLANE LUN SOVIÉTICO' AFIRMA QUE O PROJETO AINDA É UMA ARMA PODEROSA.

O criador do ekranoplane Lun soviético explica por que o projeto ainda é "uma arma poderosa contra qualquer força marinha"

Publicados:

O ekranoplano da classe Lun, de fabricação soviética, continua sendo uma arma poderosa hoje, de acordo com o designer-chefe do artefato, Vladimir Kirílovyj.


"O Lun ainda é uma arma no século 21. Não há nada parecido em nenhum país. Seis mísseis  Moskit  combinados com sua velocidade o tornam uma arma muito poderosa", disse o cientista, que completou 90 anos na terça-feira.


O pesquisador lembrou que, entre as tarefas de combate, ele é capaz de lutar "contra qualquer força marinha de superfície, inclusive um  grupo de porta-aviões ".


Codificado como  projeto 903 , este navio movia-se alguns metros acima da superfície do mar usando o chamado  efeito solo , que lhe permitia transportar uma carga útil igual à metade de seu peso (cerca de 240 toneladas) a uma velocidade de até  500 quilômetros por hora .


Foi apelidado de  'matador de porta-aviões'  por ter seis mísseis anti-navio supersônicos do tipo Moskit e por sua facilidade de se aproximar de grandes navios de guerra inimigos no alcance de lançamento,  quase despercebido .


Dos oito artefatos planejados, o primeiro a ser lançado em julho de 1986 acabou sendo o  único projeto concluído . 

A produção desses veículos temíveis e enormes, de  74 metros de comprimento  e 19 de altura, foi suspensa na década de 1990 por falta de financiamento após a separação da URSS.

No ano passado, este ekranoplano único foi gravado por um drone em uma praia perto da cidade de Derbent, nas margens do Mar Cáspio, onde aguarda sua incorporação a um  parque temático  militar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM DESTAQUE

R$ 240 BILHÕES: VEREDITO DE ALEXANDRE DE MORAES SOBRE POUPANÇA ATINGE EM CHEIO BANCO CENTRAL E BANCO DO BRASIL.

  26/04/2024 às 9h21  Por: Lennita Lee Home  »  Agora  »  Banco Central: confira tudo sobre a autarquia   »  R$240 bilhões: Veredito de Alex...

POSTAGENS MAIS ACESSADAS