◘ SHELBY COBRA 427 S/C ► COM CARROÇARIA CONSTRUIDA EM "COBRE" ESTÁ Á VENDA.

 

Hoje em dia, várias são as marcas de automóveis que olham para o passado com bastante orgulho e vêm nele uma forma de capitalizar algo mais, com a construção de “novos” clássicos, designados de “Continuation Series”. Carroll Shelby foi dos primeiros, se não mesmo o primeiro, a produzir “novos” clássicos, tudo porque, após o término da produção do Shelby Cobra, várias foram as empresas que continuaram o legado com a construção de réplicas. Assim, Shelby iniciou a construção de novos Cobra nos anos 90, com as especificações da época, mas com alguns melhoramentos.

A primeira série destes novos Cobra são conhecidos por CSX4000, devido aos seus números de chassis começarem por “CSX4”. Foi o próprio Carroll Shelby que esteve à frente do projecto, com os primeiros chassis produzidos na McCluskey Ltd.

Estes primeiros novos Cobra poderiam vir com carroçaria em fibra de vidro ou em alumínio. No entanto, existia a possibilidade de ser encomendada uma carroçaria em bronze ou em cobre, apesar de isto aumentar bastante o preço e complexidade. Estas carroçarias especiais eram produzidas na Kirkham Motorsports.


Este Shelby Cobra 427 S/C, com o chassis CSX4602, tem a particularidade de ter a carroçaria construída inteiramente em cobre, todo moldado à mão, utilizando apenas as ferramentas tradicionais, sem dúvida uma obra de arte. Para o acabamento ficar ainda mais soberbo, o cobre foi todo polido. O exterior é colmatado com umas jantes da Halibrand de 15” de aperto central, envoltas em pneus Goodyear Eagle.

De baixo do capot está o motor V8 427 FE, produzido na Carroll Shelby Engine Company, de 7,7 litros de cilindrada, com alguns melhoramentos para a debitar 550cv e 786Nm de binário. Entre as alterações, tem uma cambota mais resistente, pistões da Mahle, roletes hidráulicos, cabeça em alumínio da Shelby e colector em alumínio, também da Shelby, onde é montado o carburador Holley Hardcore 850HP Double Pumper. 

A potência é enviada para as rodas traseiras através de uma caixa de cinco velocidades manual. Este colosso americano tem um peso de apenas 1088 kg.

Para quem gostar de adicionar esta peça rara à sua colecção, a RM Sotheby’s tem disponível para venda imediata, com um preço de 475 mil dólares, cerca de 398.400 euros.

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