Os Alfa Romeo Berlina Aerodinamica Tecnica, conhecidos simplesmente por B.A.T., foram uma série de protótipos únicos e espetaculares, vindos directamente da Jet Age, totalmente funcionais, construídos nos anos 50 com base em chassis convencionais da marca.
Os seus designs estiveram a cargo de Franco Scaglione e a sua construção à mão foi elaborada na Carrozzeria Bertone, para a apresentação nos Salões de Turim de 1953, 1954 e 1955. Foram pioneiros pelo seu desenho radical, mas, acima de tudo, pela aerodinâmica.
O primeiro dos três construídos foi o B.A.T. 5, com Scaglione a produzir um design que maximizava a fluidez do ar. A base para a produção deste automóvel é a do Alfa Romeo 1900 SS, tal como a dos seus sucessores, mantendo a mecânica de quatro cilindros e de dois litros original, com 100cv.
No entanto, devido ao seu baixo coeficiente aerodinâmico, de apenas 0,23, consegue ultrapassar os 200 km/h.
O seguinte Berlina Aerodinamica Tecnica produzido foi o B.A.T. 7, sendo um melhoramento em relação ao anterior. As aberturas laterais de refrigeração foram diminuídas, a linha do capot ficou mais baixa e as barbatanas traseiras foram dobradas nas pontas. Todas estas alterações levaram ainda a um melhoramento da aerodinâmica, com um coeficiente de 0,19, conseguido sem qualquer ajuda a computadores, nem a tuneis de vento, sendo ainda um valor extraordinário do século XXI.
O último do trio foi o B.A.T. 9, altura em que a Alfa Romeo demonstrou bastante interesse no projecto, com a intensão de aplicar o design num automóvel de venda ao público, daí, este último ter um desenho mais fluído e menos dramático.
A grande alteração foi a redução das barbatanas para aumentar a visibilidade traseira e a roda traseira deixou de estar praticamente tapada. Foi ainda adicionada a típica grelha da Alfa Romeo na frente, retirada do Giulietta. Infelizmente, acabaria por não chegar à produção
Após o seu uso em demonstrações, os B.A.T. acabariam por ser vendidos, para a Bertone angariar fundos.
Teriam destinos diferentes, inclusivamente o B.A.T. 7 chegou a competir, até aos anos 80 quando um grande entusiasta os voltou a reunir na sua colecção.
Agora, os icónicos protótipos da Alfa Romeo irão a leilão, os três num único lote, no evento Contemporary Art Evening Sale, levado a cabo pela RM Sotheby’s em Nova Iorque, no próximo dia 28 de Outubro, com valores estimados entre os quase 12 e os 17 milhões de euros.
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