Dilma abriu mão de Palocci contra a vontade de Lula
ter , 7/6/2011
Redação Época
Brasil Tags: 070611, Antonio Palocci, Blog do Noblat, Dilma Rousseff, Lula, política
No período de 24 dias que durou a crise envolvendo Antonio Palocci, uma coisa chamou a atenção. Como o ex-ministro e a presidente Dilma Rousseff, político experientes, não percebiam que o passar do tempo combinado com o silêncio alimentavam a crise? Palocci estava defendendo seus interesses, e manteve o sigilo dos negócios da Projeto mesmo que, para isso, tenha sido obrigado a abrir mão do cargo político. Quanto a Dilma, parece que ela percebia que o governo estava cavando um buraco ainda maior, e que teve duas motivações para demitir Palocci antes.
Segundo o Blog do Noblat, Dilma enfrentou uma resistência de Lula e também não queria tornar Palocci seu inimigo. Assim, ele deixou o cargo após ser "inocentado" pelo parecer da Procuradoria-Geral da República:
Lula queria a permanência de Palocci no cargo. Fôra ele que emplacara Palocci ali no início do governo. E achava que ali era onde ele deveria ficar apesar do sufoco que vivia. De todo modo, à Dilma caberia a decisão. E uma vez que ela a tomara, Lula tinha mais é que se conformar. Dilma avisou que esperaria apenas que o Procurador Geral da República recusasse os pedidos de abertura de inquérito contra Palocci para poder em seguida mandá-lo embora. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário