Primeiras imagens de um cometa em desintegração ao alcançar o Sol

Pela primeira vez, um cometa foi capturado no momento preciso em que se desintegrou ao entrar na atmosfera solar.

Este é C/2011 N3, cometa os membros da família Kreutz conhecido para vir perigosamente perto do Sol Nos últimos 15 anos os cientistas identificaram cerca de 2.000 desses corpos celestes, mas até agora não tinha conseguido ver se desintegrar um para alcançar a estrela.

Para atingir esse tempo, o professor Carolus Schrijver da Lockheed Martin Advanced Technology Center, em Palo Alto (Califórnia) e sua equipe combinaram observações do Dynamics Observatory da NASA Solar (ODS, por sua sigla em Inglês), o Observatório Solar Heliospheric (SOHO), e do Observatório de Relações Solar-Terrestres (STEREO) para seguir o caminho do cometa.

Em um artigo publicado na revista Science, os pesquisadores detalhes como o cometa entrou na corona baixa do sol e se desintegrou em 6 de julho de 2011. Dados de três instrumentos permitiu o cálculo do cometa C/2011 N3 ​​que veio dentro de 100.000 quilômetros da superfície solar, entrou na atmosfera e transformado em pequenos pedaços antes de evaporar completamente.

Carey Lisse, pesquisador do Laboratório de Física Aplicada da Universidade Johns Hopkins, publicado na mesma edição da Science um comentário sobre o trabalho de Schrijver, enfatizou que os resultados desta observação, o primeiro de seu tipo, lançar as bases para medidas futuras da desintegração dos cometas.

Acredita-se que a família Kreutz de cometas vem de um grande cometa fragmentos 2-10 quilômetros de diâmetro, tipo de Halley, que quebrou há 2.500 anos. Então, esperamos que, além disso, seu estudo ajuda a compreender as origens do sistema solar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM DESTAQUE

PRODUÇÃO DO MORGAN "EV3" ARRANCA NO TERCEIRO TRIMESTRE.

  A Morgan anunciou uma parceria técnica com a Frazer-Nash Energy Systems, com vista à produção do seu EV3.   A visão da Morgan para o mundo...

POSTAGENS MAIS ACESSADAS