Seu funcionário é apaixonado pela empresa? E o seu cliente é fiel?

Estudo da Harvard Business Review afirma que ter funcionários felizes traz tantos benefícios quanto ter clientes satisfeitos
30 de Janeiro de 2012
Conseguir ter funcionários felizes está se tornando um dos objetivos mais recorrentes dentro das empresas. O recente estudo da Harvard Business Review, que se foca nos benefícios de se ter funcionários felizes, é só mais uma prova de que esse ambiente gera mais produtividade às companhias.

No entanto, segundo as criadoras do estudo, Gretchen Spreitzer e Christine Porath, nem todo contentamento do mundo pode gerar produtividade. Portanto, não adianta só aumentar o salário do funcionário ou dar mais tempo livre para ele, é necessário dar-lhe coisas que se transformem em benefícios reais para a empresa. Além dos benefícios, Gretchen e Christine afirmam que o caminho para a felicidade de um profissional pode ser conquistado através do sentimento de satisfação após a realização de um trabalho bem feito. Em outras palavras, os chefes devem merecer o comprometimento de seus subordinados.

Para isso, as especialistas dizem ser necessário um maior engajamento. Algumas empresas como a Apple, por exemplo, permitem que grupos de funcionários analisem problemas e dêem sugestões para solucioná-los, mesmo que não estejam ligados às suas áreas de atuação. Além disso, algumas companhias medem a satisfação do funcionário por meio de pesquisas que questionam se o funcionário recomenda a empresa para algum amigo trabalhar ou se recomenda seus serviços e produtos. "Os feedbacks podem ser difíceis de ouvir, mas pode ser uma ação motivacional muito eficaz", comenta Gretchen.

Os feedbacks do outro lado também são importantes. As respostas e comentários dos clientes e dos próprios dirigentes podem causar efeitos drásticos. Os retornos positivos, especialmente de clientes, incentivam os funcionários a continuar realizando um bom trabalho, enquanto as críticas podem inspirá-los a melhorar suas performances ou a procurar ajuda nas próximas atividades.

Por fim, as especialistas afirmam que ter funcionários felizes traz tantos benefícios quanto ter clientes satisfeitos. Eles permanecem mais tempo na companhia, trabalham com mais vontade, têm mais criatividade, responsabilidade e encontram gás para continuar em um bom ritmo por muito mais tempo.

Você concorda com essas dicas e teoria?
OBS: CONCORDO PLENAMENTE, POIS FUNCIONARIO SATISFEITO E BEM PAGO PRODUZ DOBRADO.
PSaran

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