BBB12: MPF pede para Globo esclarecer caso envolvendo Daniel e Monique
Emissora foi notificada pela Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão
Por Contigo! OnlineMPF pode exigir que a Globo publique esclarecimentos
A Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão (PRDC) notificou a Globo na última segunda-feira (23) para esclarecer a cena com possível abuso sexual cometido por Daniel Echaniz em Monique Amin, no dia 15 de janeiro, após uma festa do BBB12. Segundo a assessoria da PRDC, a emissora tem até sexta-feira (27) para se manifestar sobre o incidente.
O Ministério Público Federal (MPF) pediu as gravações do dia da festa em que o caso ocorreu. Foi pedido tanto o conteúdo exibido no pay-per-view quanto na TV aberta. "Além disso, o MPF pede que a Globo se manifeste e esclareça o ocorrido. A partir da resposta, o procurador vai analisar o conteúdo e a posição da emissora e decidir que medida tomar. Por enquanto ainda não é uma ação contra a Globo, apenas um procedimento para apurar a situação, tendo em vista, principalmente, o respeito aos direitos da mulher", informou a assessoria do órgão.
O procedimento não é de ordem criminal, o suposto crime ocorrido no programa da TV Globo já é objeto de apuração da Polícia Civil e do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro.
"A natureza da investigação do MPF é cível e visa garantir, principalmente, o respeito aos direitos da mulher. O objetivo do procedimento é que a Rede Globo, emissora de alcance nacional, não contribua para o processo de estigmatização da mulher, mas para a promoção do respeito à mulher e a desconstrução de ideias que estabelecem papeis estereotipados para o homem e a mulher, conforme prevê a Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher (Convenção de Belém do Pará)", disse comunicado publicado no site da PRDC.
Além disso, o MPF pode exigir que a Globo publique esclarecimentos no BBB sobre os direitos das mulheres, "de forma semelhante à atuação da instituição no caso do BBB10, quando o MPF exigiu da Globo um esclarecimento sobre as formas de transmissão da Aids". (BD)
Nenhum comentário:
Postar um comentário