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Preste atenção nestas duas imagens... Em uma, pilhas de papéis amontoados. Na outra, apenas monitores e PCs. Qual dos dois lugares você diria que se trata de um grande Fórum de São Paulo?
Acertou quem escolheu o das montanhas de papéis. Mas, se você apostou no dos computadores, também acertou. A diferença entre esses dois lugares é enorme. Mas, eles servem exatamente para a mesma coisa. A nova aparência e as mudanças na rotina de trabalho do Fórum de Justiça do Butantã, em São Paulo, chegaram graças à tecnologia.
No fórum 100% digital, nada de pilhas e mais pilhas de papel. Aqui tudo funciona online através do SAJ, o Sistema de Automação da Justiça.
Margot Chrysostomo Correa, juíza de direito explica que "tudo é feito através de cliques no nosso sistema". Ela diz que o advogado já manda formulários e processos de forma eletrônica, através do portal do TJ.
Ele entra no portal, depois no SAJ e, através do passo-a-passo, vai remetendo tudo aquilo que quer que seja distribuído.
A digitalização dos processos acabou também com um problema que, por incrível que pareça, atormentava os fóruns: o sumiço de processos. Também... com mares de pastas e papéis como esses, não é difícil imaginar o extravio de alguma coisa.
Margot explica que, agora, "o cartório não tem que pegar um processo e levá-lo fisicamente para o juiz e anotar isso no livro carga, porque precisa haver um controle de onde está aquele processo". Ela diz que já existem diversos tipos desse livro carga, para o advogado, para o Ministério Público, etc.: "Aqui não, é tudo através de cliques, o processo não some. Não há esse perigo do processo desaparecer. Não há mais essa preocupação, o que já traz menos estresse para todos nós", comenta.
O recém-inaugurado Fórum do Butantã tem mais de mil processos em andamento.Com a informatização, tudo ficou mais rápido e o ambiente de trabalho fica assim, com essa aparente tranqüilidade. Levar a era digital para dentro dos fóruns talvez seja um dos primeiros e mais importantes passos para diminuir a morosidade da Justiça brasileira: "É um trabalho focado. Você não precisa ficar toda hora sendo interrompido. Está tudo na net, é só buscar pelo número do processo e vem tudo ali, na tela", diz Margot.
O Fórum do Butantã não é o primeiro a operar nesse sistema digital. A própria Secretaria Nacional de Justiça e o Supremo Tribunal Federal também já trabalham 100% online. Pena que eles ainda são exceção. Mas, pelo menos um primeiro passo já foi dado.
Quando órgãos públicos adotam tecnologia, o resultado é quase sempre melhor atendimento para o cidadão. Já mostramos aqui como a prefeitura de Tatuí, cidade no interior de São Paulo, melhorou o atendimento de saúde com a ajuda da tecnologia.
E nem foi preciso revolucionar nada. Vale a pena conferir o exemplo. Acesse o link acima e veja o que eles fizeram.
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