Pesquisa: mídias sociais estão "comendo" a receita de operadoras de telefonia



Estudo aponta que as teles estão perdendo dinheiro com as novas formas de comunicação das pessoas
22 de Fevereiro de 2012
Pense rápido: quanto tempo faz desde que você mandou seu último SMS? E seu últimotweet? Qual dos dois você usa com mais frequência em seu smartphone?

Essa pergunta motivou uma pesquisa feita pela empresa de análise de mercado Ovum, e divulgada pelo siteTechcrunch. Ela indica a perda de receita das operadoras de telecomunicações móveis devido ao crescente uso de aplicativos de redes sociais em smartphones. Em outras palavras, as pessoas estão usando o 3G - este sim, crescendo vertiginosamente - para falar com seus amigos via Twitter ou mensagens de Facebook, ao invés de fazerem ligações ou enviarem mensagens de texto.

Segundo estudo similar feito pelo grupo Bytemobile, um usuário padrão de smartphone passa cerca de oito minutos acessando o Facebook e o Youtube através do aparelho, ambos aplicativos que não geram nenhuma receita para a operadora.

Segundo estimativas, a perda de receita pode chegar à marca de US$ 13,9 bilhões - algo em torno de 9% da fatia do mercado móvel. Em 2010, o prejuízo era de "apenas" US$ 8,7 bilhões. Segundo Neha Dharia, pesquisadora da Ovum, "os serviços de SMS e MMS correspondem às fontes de receita não ligadas a serviços de voz mais importantes para as operadoras no momento".

E você? Concorda com os estudos? E mais: prefere "tuitar" ou mandar um SMS?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM DESTAQUE

PRODUÇÃO DO MORGAN "EV3" ARRANCA NO TERCEIRO TRIMESTRE.

  A Morgan anunciou uma parceria técnica com a Frazer-Nash Energy Systems, com vista à produção do seu EV3.   A visão da Morgan para o mundo...

POSTAGENS MAIS ACESSADAS