Começa a surgir um boato de terem aparecido mais de 1 milhão de bananasinfectadas com Aids encontradas no Brasil.
O boato é muito semelhante ao que surgiu em 2015, que alertava sobre laranjas contaminadas com Aids.
Assim como no caso das laranjas, o boato alarmista das nananas contaminadas com AIDS, também é muito vago, se preocupando apenas em passar uma noticia que cause pânico e medo, e omitindo informações importantes que possam dar maior veracidade ao caso
De cordo com o texto amplamente compartilhado nas redes sociais, por páginas ávidas por likes, e que não estão nem um pouco interessadas em passar informações reais a seus leitores, o aviso é o seguinte: "No momento a Organização Mundial de Saúde recomenda evitar o consumo de bananas no continente até novo aviso.
O apelo puro e simples em letras garrafais pedindo para que não se ignore o aviso, pedindo curtidas e compartilhamentos, já é um dos primeiros indícios de um falso boato.
Ao clicar no link , o leitor é direcionado para o site "Frank Saúde Bem Estar", que por sua vez copiou o texto do blog "Jefter Ruthes". Cujo links não serão postados aqui para não dar tráfego aos disseminadores de falsos boatos.
Obviamente o texto publicado no Jefter Ruthes não possui nenhuma fonte, apenas a noticia que a Dr. F. Carissa Etienne, Diretora do Escritório Regional para as Américas da Organização Mundial da Saúde, informou à imprensa que foram encontrados perto de 1 milhão de bananas infectadas com o HIV (AIDS).
"De acordo com as evidências encontradas nos diferentes campos de plantio estima-se que possam existir cerca de 2 milhões bananas infectados distribuídos em várias partes do continente. Países como Brasil, México, EUA, Canadá e Argentina estão em risco.
O governo da Guatemala iniciou a investigação para capturar os responsáveis por este ato desumano.
No momento em que a Organização Mundial de Saúde recomenda evitar o consumo de bananas no continente até novo aviso." Diz o falso alerta
Nenhum comentário:
Postar um comentário