Um vídeo divulgado pelo grupo Jornalistas Livres flagrou o momento em que policiais militares colocam explosivos nas mochilas de manifestantes na tarde de sexta-feira (8) no centro de São Paulo. Os rapazes participavam do protesto contra o reajuste da tarifa do transporte público em São Paulo. O valor passou de R$ 3,50 para R$ 3,80 neste sábado (9).
A manifestação organizada pelo MPL (Movimento Passe Livre) terminou em confusão. A Polícia Militar arremessou bombas de efeito moral nos manifestantes. Houve depredações, três policiais feridos e 17 presos.
No vídeo, um grupo de jovens aparece sendo abordado por policiais militares da Rocam (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar) na praça Roosevelt, centro da capital.
Em determinado momento, um policial recolhe material do chão, que aparenta ser explosivos. Logo depois, os PMs interrogam os rapazes, os revistam e guardam os objetos recolhidos nas mochilas dos manifestantes. Os policiais perceberam que estavam sendo gravados.
O vídeo foi levado para a delegacia e exibido para o delegado. Mesmo assim, Mateus Machado Xavier, de 19 anos, foi autuado em flagrante por dano ao patrimônio e posse de artefato explosivo.
Juíza determina soltura de Matheus
A juíza de Direito Tonia Yuka Koroku decidiu há pouco relaxar a prisão em flagrante, e expedir alvará de soltura em favor de Matheus Machado Xavier, 19 anos, ativista do Movimento Passe Livre (MPL).
Segundo a juíza, a prisão merecia ser relaxada porque "há dúvidas quanto a se o indiciado realmente portava os explosivos" de que a Polícia Militar o acusa.
Vídeo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário