EX-MINISTRO ANTONIO CABRERA FALA SOBRE LIBERDADE ECONÔMICA NA EXPO 2017- DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO.

Palestrante aborda tema “Liberdade econômica no agronegócio” e aponta oportunidades no setor

Ex-Ministro Antonio Cabrera fala sobre “liberdade econômica” em palestra na Expo 2017

O ex-Ministro da Agricultura e Reforma Agrária e agroempresário Antonio Cabrera Mano Filho é um dos destaques da programação da área de Tecnologia e Conhecimento da Expo Rio Preto 2017, que começa em 11 de outubro, no Recinto de Exposições “Alberto Bertelli Lucatto”.

Cabrera, que foi ministro entre 1990 e 1992, realizará palestra gratuita no dia 13 (sexta-feira), às 14h, com o tema “Liberdade Econômica no Agronegócio”.

“Um dos grandes problemas do setor é a falta de liberdade para empreender, criar e gerar novas tecnologias, diante da enorme presença do Estado, que 'pesa a mão' sobre o produtor com burocracias e dificulta atividades que dinamiza a economia do País”, avalia o empresário.

Cabrera defende o livre mercado, por achar que o Brasil público de hoje sufoca a iniciativa privada e, portanto, a economia. 

Durante fala, pretende avaliar os desafios da agricultura brasileira nos dias atuais, mas também apontar para as grandes possibilidades futuras.

O ex-Ministro ressalta que, segundo a Organização das Nações Unidas, em cerca de 15 anos o planeta deverá ganhar mais 2 bilhões de habitantes, saltando para uma superpopulação de 9 bilhões de pessoas.

“Alguém vai ter que produzir comida para essa população. 

Até 40% da demanda futura de alimentos terá que vir do Brasil, segundo a [Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura] FAO). 

Os países esperam nossa resposta a esta necessidade”, destaca.

Sobre Rio Preto, Cabrera lembra que a região possui condições únicas para o cultivo de algumas culturas, como a seringueira, e está privilegiadamente localizada na rota da pecuária, que também considera diversificada.

“Acredito que o próximo passo é olhar para uma produção mais específica e exigente, como abate halal, para maometanos, e kosher, para judeus. 

Nosso homem do campo bem instruído e experiente tem condições de pensar nesse mercado, aproveitando melhor, inclusive, a integração entre setor agrícola e pecuária”, avalia o agroempresário.

O palco onde o ex-Ministro se apresenta ficará numa das áreas mais agitadas da Expo, com outras palestras, painéis e workshops. 

O espaço também vai acolher Fórum de Alimentos Orgânicos, programação voltada ao sucroenergético e vários outros.

A Expo Rio Preto 2017 é uma realização da Prefeitura de Rio Preto por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, com apoio institucional da Associação Comercial e Industrial de Rio Preto – Acirp e Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, além de patrocínio da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).

SERVIÇO
55ª Expo Rio Preto
www.exporiopreto2017.com.br
11 a 15 de outubro, das 8h às 22h
No Recinto de Exposições 'Alberto Bertelli Lucatto' 
(rua Daniel Antônio de Freitas, 115, no Distrito Industrial, em São José do Rio Preto)
Entrada Franca 
Marcella Moreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM DESTAQUE

TRUMP CORTA RECURSOS QUE DERRUBAM E ANIQUILAM A ESQUERDA NO BRASIL.

  Trump corta o financiamento do governo americano para aparelhos de esquerda no Brasil, gerando revolta na militância de redação. Os efeito...

POSTAGENS MAIS ACESSADAS