◘ ESTADO CRIA DOIS POLOS DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO NO 'ABC'.

O governo do Estado anunciou nesta quinta-feira (23) novo pacote para desenvolvimento econômico. Onze polos vão receber uma maior atenção por parte da equipe do Palácio dos Bandeirantes, com incentivos para desburocratizar as questões tributárias e na realização de cursos. O ABC será contemplado nos setores químico e automotivo.
Segundo a secretária estadual de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen da Silva, o segmento de autopeças será o principal contemplado nas sete cidades. “Nós trabalhamos muito com esse setor que gera muitos empregos na região. Trabalhamos junto com o Sindipeças (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores) e a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores). Já fizemos uma série de reuniões de trabalho sobre programas de qualificação”, disse.
Os cursos são voltados para trabalhadores e empreendedores, e são prestados pelo Centro Paula Souza e o Sebrae. Também há um incentivo para programas de microcréditos a partir do Banco do Povo Paulista, o que segundo a chefe da Pasta recebe uma grande demanda do setor. Apesar de o ABC ser citado em apenas duas áreas, oito delas vão beneficiar a região.
João Doria diz que ação visa aumentar a produtividade (Foto: Divulgação)
Também estão no pacote os setores de saúde e farma; metal-metalúrgico, máquinas e equipamentos; borracha e plástico; derivados do petróleo e petroquímico; biocombustíveis; alimentos e bebidas; têxtil, vestuário e acessórios; couro e calçados; tecnologia e eco florestal.
Ainda de acordo com a secretária, o objetivo é fomentar e incentivar o aumento da produtividade da indústria, com atração de investimentos, impulso à inovação e geração de empregos e renda, de forma a reunir na mesma região geográfica políticas para determinado setor produtivo.
As áreas vão receber benefícios com a simplificação tributária e regulatória, financiamento competitivo, pré-aprovação de licenças e cursos de qualificação. “Geração de emprego não é com programa de assistencialismo, muito menos com paternalismo, é incentivando o setor produtivo, criando condições adequadas para o setor privado produzir, criar, gerar, empregos, remunerar adequadamente, criando estabilidade e condições econômicas adequadas”, disse o governador João Doria (PSDB).
O prefeito de Santo André e presidente do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, Paulo Serra (PSDB), descobrir as novas vocações socioeconômicas da região e potencializar as já existentes é uma das prioridades do novo modelo de gestão do Consórcio ABC. “Por isso, integrar os polos de desenvolvimento traz competitividade aos municípios, fomenta a cadeia produtiva e fortalece a economia”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM DESTAQUE

GUSTAVO CONDE, DE PORTUGAL, SOBRE BOLSONARO

"Eu não queria dizer isso. Pode ferir sensibilidades, desmanchar castelos de areia, coisa e tal. Mas, que se dane. O fato, nu e c...

POSTAGENS MAIS ACESSADAS