Com uma autonomia de 400 km e o sistema de pilha de combustível da
Toyota, o novo autocarro a hidrogénio desenvolvido pela portuguesa CaetanoBus
vai estar disponível no mercado europeu no próximo ano.
A CaetanoBus está a lançar o H2.City
Gold, o autocarro a hidrogénio com tecnologia de pilha de combustível Toyota.
Este novo bus reforça o compromisso da
Caetano em desenvolver soluções para rotas mais amigas do ambiente, mas sem
comprometer a oferta já existente de autocarros elétricos.
A CaetanoBus é fabricante de autocarros
e chassis e faz parte do Grupo Salvador Caetano e da Mitsui & Co.
A CaetanoBus refere que se torna, deste
modo, na primeira empresa da Europa a usar a tecnologia de pilha de combustível
da Toyota.
“A nossa parceria com a Toyota foi
alargada com sucesso à criação deste novo autocarro urbano para a Europa, o que
permite demonstrar as capacidades tecnológicas e de engenharia complementares
de ambas as partes. Este projeto vai permitir às cidades repensar a mobilidade
do futuro e melhorar a sua qualidade de vida”, afirma José Ramos, presidente da
Salvador Caetano Indústria.
O H2.CITY GOLD TEM UMA AUTONOMIA PARA
400 KM COM UM SÓ CARREGAMENTO.
“Graças à longa relação com a Toyota,
ao seu entendimento face aos requisitos de mercado e às suas capacidades
técnicas, a CaetanoBus foi o parceiro ideal para começar o desenvolvimento das
nossas atividades de venda de pilhas de hidrogénio”, destaca o Presidente e CEO
da Toyota Motor Europe (TME).
Johan van Zyl diz ainda estar “ansioso
para receber o primeiro feedback do mercado deste projeto e expandir o negócio
de fornecimento da tecnologia das pilhas de combustível a hidrogénio”.
A mesma célula do Mirai
O H2.City Gold está equipado com uma
célula de combustível, utilizando a mesma célula de hidrogénio do Toyota Mirai.
Graças ao rápido tempo de carregamento,
em menos de 9 minutos, e à elevada autonomia do veículo, as operações nas
cidades não estão comprometidas, deixa claro o construtor.
O veículo tem um conjunto de pilhas de
combustível Toyota de 60 kW e também se destaca pelo motor com uma potência de
180 kW.
Disponível com 10.7 metros ou 12
metros, nas versões LHD e RHD, esta viatura adapta-se facilmente a qualquer
ambiente urbano.
Os tanques de hidrogénio estão
armazenados no tejadilho, o que permite otimizar o interior do veículo,
tornando-o mais espaçoso. No entanto, existem diferentes opções de configuração
do interior, para oferecer uma capacidade maior.
O H2.City Gold está ainda equipado com
sensores de fuga de hidrogénio e sensores de colisão, para que no caso de fuga
ou acidente o fornecimento de hidrogénio seja cortado nos tanques. Através de
uma fita colorida é possível ter perceção visual sobre possíveis fugas, de modo
mais fácil e rápido. Tal como o autocarro 100% elétrico, poderá também ser
equipado com uma grande variedade de equipamentos de segurança.
Os primeiros veículos vão ser entregues
a clientes europeus em 2020, constituindo mais um passo significativo no
desenvolvimento de soluções de mobilidade para o transporte coletivo de
passageiros com zero emissões.
Fonte: Motor24
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