As viaturas blindadas VAMTAC (à esquerda) vão substituir as velhas
Humvee (à direita). Foto Carlos Santos/Global Imagens
Fabricante espanhol
Urovesa está contratualmente obrigado a entregar, até ao fim deste ano, mais 40
das 139 viaturas novas VAMTAC para substituir os Humvee.
Manuel Carlos Freire
O Exército recebeu há duas semanas as primeiras 10 viaturas
blindadas novas de quatro rodas (4×4), num total de 139, que se destinam às
unidades da Brigada de Reação Rápida (BRR) até ao final de 2020, soube o DN.
As VAMTAC ST5 da empresa espanhola Urovesa correspondem a um investimento de
60,8 milhões de euros – através da Lei de Programação Militar (LPM) e num
concurso realizado por uma agência especializada da NATO – para
substituir as já muito usadas Humvee, compradas em 2000 para a missão em
Timor-Leste e na altura sem proteção blindada (colocada em 2005 para operarem
no Afeganistão).
Interior da nova viatura blindada VAMTAC, vendo-se à direita um dos seus grandes
saltos tecnológicos: o terminal para comunicações e navegação.
Foto Carlos Santos/Global Imagens
Estas viaturas 4×4, algumas das quais participam esta semana nas
atividades comemorativas do Dia do Exército em Setúbal, chegaram no dia 10
deste mês à Unidade de Apoio Geral de Material do Exército (Benavente),
precisou a porta-voz do ramo, major Elisabete Silva.
No caso das viaturas blindadas 4×4, a primeira diferença entre a
VAMTAC e a Humvee é de perceção imediata: a nova tem quase o dobro do tamanho e
do peso da que ainda está em uso, por exemplo, na República Centro-Africana
(RCA).
Essas diferenças explicam-se com o triplo da blindagem das VAMTAC
face às Humvee, uma vez que o maior peso dessas placas de proteção em cerâmica
e aço exigiram um chassis e suspensão reforçados e um motor mais potente,
referiu o major Ricardo Camilo.
Comandos, paraquedistas e operações especiais de Lamego vão ser as
unidades equipadas com as VAMTAC, com algumas das ambulâncias a irem para o
Agrupamento Sanitário.
O fabricante tem de entregar mais 40 VAMTAC ao Exército até ao
final de dezembro e as restantes 89 até ao final de 2020, num conjunto de oito
versões: a base (107 viaturas), posto de comando (três ao nível de batalhão e
quatro ao nível de companhia), operações especiais (12, das quais três
equipadas como posto de comando) e ambulância (13).
Uma viatura blindada de quatro rodas VAMTRAC na exposição
do Exército em Setúbal (Foto Carlos Santos/Global Imagens)
Com esta última versão será a primeira vez que o Exército vai ter
ambulâncias todas blindadas, explicou o major Ricardo Camilo ao DN.
O oficial adiantou já ter sido
realizado um curso de formação de formadores – um oficial e oito sargentos, que
estão agora a elaborar os referenciais dos próximos cursos – ministrado por
técnicos espanhóis e que teve a duração de cinco dias.
Frequentaram ainda o curso três praças,
que são quem agora conduz as VAMTAC ST5 (como nas demonstrações que estão a
decorrer em Setúbal).
VAMTAC versus Humvee
Depois de substituir as viaturas de
transporte de pessoal Chaimite pelas Pandur de oito rodas, o Exército está a
dar novo passo em frente na modernização das suas forças e num momento em que
se iniciam os processos de substituição dos camuflados de combate e da arma
ligeira G3 pela SCAR (calibres 5.56 e 7.65).
Este programa da arma ligeira, decidido
no início deste ano, inclui novas espingardas de assalto, metralhadoras e ainda
lança-granadas de 40 mm
Militar equipado com o novo camuflado de combate e a nova arma ligeira
SCAR, que vai substituir a G3 © Carlos Santos/Global Imagens
Ao contrário das Humvee, as VAMTACD ST5 têm suspensões
independentes para cada roda e proteção específica contra minas e engenhos
explosivos improvisados, razão pela qual os quatro bancos (há um quinto,
amovível, para o atirador) não estão fixados a tubos metálicos verticais e a
alguns centímetros de distância do chão das viaturas.
No caso do motor, ele “é muito idêntico” ao das viaturas Pandur
8×8 em termos de desenho, estrutura e peças sobressalentes que facilitam a
cadeia logística e de manutenção das duas famílias de viaturas blindadas,
observou Ricardo Camilo.
A par da maior capacidade de carga (superior a uma tonelada), as
VAMTAC estão também equipadas com novos sistemas de comunicações (comando e
controlo) que tornam os das Humvee praticamente obsoletos.
No exterior das VAMTAC estão outras duas novidades: painéis de
identificação de combate, úteis em operações com tropas aliadas para evitar o
chamado fogo amigo, e um sistema de lança-fumos no tejadilho para efeitos
defensivos (mascarar-se perante o o fogo inimigo) ou ofensivos (cegar o
inimigo).
Fonte: Ócio
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◘ EXERCITO JÁ TEM AS PRIMEIRAS VIATURAS BLINDADAS DE QUATRO RODAS.
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