◘ PORQUE 8 DE MARÇO É O DIA INTENACIONAL DA MULHER?

Mulheres fazem comício Pró-Diretas, São Paulo, SP, 16/4/1984.
O Dia Internacional da Mulher foi oficialmente criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 1977. No entanto, o dia 08 de março já era utilizado por movimentos femininos como uma data para celebrar a luta pelos direitos das mulheres desde o início do século 20.

Vários eventos influenciaram a criação da data, dois entre eles são lembrados como determinantes para sua oficialização. O primeiro - o incêndio na fábrica de roupas Triangle Shirtwaist, em Nova York, em 1911- foi uma tragédia que levou às capas dos jornais as terríveis condições de trabalho à que as mulheres era submetidas.

O segundo - um marco da História Contemporânea, a marcha das mulheres russa por pão e paz em 1917- iniciou uma revolução de efeitos globais que reverberam até hoje.
Trecho do telegrama publicado no Estadão de 28/3/1911
A tragédia. Em 25 de março de 1911 um incêndio atingiu a fábrica de roupas Triangle Shirtwaist, nos Estados Unidos. Foi o mais mortal acidente industrial da cidade de Nova York, matou 146 pessoas; 23 homens e 123 mulheres. Quem estava no prédio teve pouca chance contra o fogo, pois as saídas estavam trancadas. A prática de fechar as portas das oficinas, para impedir a saída para pausas durante o turno, era uma das ações arbitrárias contra as trabalhadoras.

O noticiário também revelou as péssimas condições de trabalho das vítimas. Cargas horárias extenuantes, que podiam chegar a mais de 16 horas diárias, salários incrivelmente baixos e locais insalubres eram alguns dos fatos da dura realidade vivida pelas operárias.
Reportagem sobre o incêndio ocorrido em 25/3/1911.
Desde o final do século 19, organizações socialistas e sufragistas feministas defendiam a criação de um data para lembrar a luta das mulheres por direitos. A marxista alemã Clara Zetkin é lembrada como principal idealizadoras da proposta. Em 1910, durante a Conferência Internacional das Mulheres Socialistas, Zetkin defendeu a criação de uma mobilização anual. A revolta diante da tragédia na tecelagem Triangle se transformou numa bandeira por melhores condições de trabalho para as mulheres e acabou arregimentando mais ativistas para as diferentes causas femininas defendidas no Dia Internacional da Mulher.
Dia Internacional da Mulher
Dia Internacional da Mulher
A atriz Leila Diniz e eleco da peça teatral As Garotas da Banda recebem homenagens, no Clubinho, São Paulo, 29/4/1971.
Sergio Arak/ Estadão
1/73
A atriz Leila Diniz e eleco da peça teatral As Garotas da Banda recebem homenagens, no Clubinho, São Paulo, 29/4/1971.
Sergio Arak/ Estadão
Mulher ergue uma flor em meio a multidão que se dirigia para comício das Diretas -Já realizado na zona central da capital e que reuniu mais de 1 milhão de pessoas, São Paulo, 16/4/1984.
Alfredo Rizzutti/ Estadão
Policiais prendem sufragista durante protesto pelo direito feminino ao voto, Inglaterra, 1913.
The Graphic/ Reprodução
Mulher veste as primeiras calças femininas, as 'jupes- culottes' ou 'saias-calção, em passeio pela Avenida Central no Rio de Janeiro, 1911. Mulheres que se atreviam a desfilar a polêmica peça de roupa pelas ruas corriam o risco de serem perseguidas e hostilizadas. Saiba mais, leia Mulheres de calça chocaram no início no século 20.

Revista Careta/ Reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM DESTAQUE

PRODUÇÃO DO MORGAN "EV3" ARRANCA NO TERCEIRO TRIMESTRE.

  A Morgan anunciou uma parceria técnica com a Frazer-Nash Energy Systems, com vista à produção do seu EV3.   A visão da Morgan para o mundo...

POSTAGENS MAIS ACESSADAS